domingo, 7 de julho de 2013

Livros&Blogues| Books&Blogs


Nome do blogue: As Leituras da Fernanda
Administradora: Fernanda Carvalho


Entrevista com a Fernanda

Olá! Há quanto tempo existe o seu blogue e que motivos estiveram na origem da sua criação?
O blog As Leituras da Fernanda existe com o formato atual desde 2007, embora existam alguns posts mais antigos (desde 2005) que foram herdados de um outro blog generalista, que eu tinha e que entretanto deixou de existir. As Leituras da Fernanda surgiu da vontade de reunir num só sítio os registos das minhas leituras. O hábito de escrever opiniões sobre os livros começou no Bookcrossing, de que falarei mais abaixo, onde cada livro registado tem um histórico de opiniões. Entretanto, quando surgiram uns problemas com esse site, decidi criar um blog específico para guardar essas opiniões que me eram valiosas. E foi sem dúvida o começo de uma viagem maravilhosa!

Que rubricas destacaria e porquê?
As minhas rubricas resumem-se basicamente a 5 tipos. Divulgações, onde anuncio as novidades que em breve irei ler; Opiniões, onde publico o que achei de um livro; Entrevistas a autores; Imagens, Curiosidades e Notícias relacionados com o tema LER e Passatempos. Todos estes tipos de rubricas são importantes para mim, mas pelas estatísticas que tenho do Blogger, parece-me que os meus seguidores colocam em primeiro lugar os Passatempos e em segundo, as Opiniões. Porque será? ;)

Reparei que uma das áreas do blogue é o bookcrossing. Pode falar-nos um pouco sobre como funciona?
Bem, eu já não me considero uma bookcrosser propriamente dita, pelo menos ativa. No entanto, a paixão continua, sem dúvida! Foi o local onde me descobri e cresci enquanto leitora. Os livros sempre foram caros e comprar mais do que um livro por mês era impensável. Também por essa mesma razão, não se arriscavam novos autores. Quem tinha a sorte de ter uma perto de si, ia à biblioteca, quem não tinha, ficava-se pelos empréstimos de amigos. Com o Bookcrossing deixei de ler apenas duas dezenas de livros por ano e lancei-me sem medo à descoberta de novos autores. Para além disso, fascinei-me com a partilha e a troca de opiniões entre um grupo de pessoas com uma paixão comum: os livros. Foram tempos muito bons e de leituras maravilhosas. É um espaço que recomendo a todos os apaixonados por livros e leituras. 

Que feedback tem recebido dos seguidores do seu blogue?
Para mim é sempre fabuloso quando recebo um mail de alguém que me lê. Fico muito lisonjeada com os diversos pedidos de sugestão para prendas, ou questões sobre este ou aquele livro ou autor. Toda a gente realça o facto de ser um espaço muito bem organizado e isso deixa-me sempre muito orgulhosa. Só tenho pena de não conseguir fazer mais... mas o tempo não dá para tudo. 

Quais as maiores dificuldades que encontra enquanto blogger?
A falta de tempo para me envolver mais com outros blogues literários. :) É um mundinho absolutamente fantástico. 

Imagine o seu blogue daqui a 2, 3 anos. Como o vê, o que mudaria?
Gostava de poder dedicar mais tempo às entrevistas, entrevistando não só autores como outras pessoas ligadas à literatura. De resto, gosto dele como está! :) Bem, talvez com mais uns quantos seguidores.


Sem comentários:

Enviar um comentário