terça-feira, 24 de abril de 2012

Alcácer do Sal recebe Final Distrital do Concurso Nacional de Leitura


NOTA DE IMPRENSA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÁCER DO SAL

«A Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal foi, mais uma vez, escolhida para organizar a final distrital do Concurso Nacional de Leitura, que tem lugar já no próximo dia 26 de abril, quinta-feira, no Auditório Municipal de Alcácer do Sal. Nesta fase participam 22 escolas de todo o distrito de Setúbal, representadas 89 jovens alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Como princípio geral orientador do Concurso Nacional de Leitura está o prazer de ler, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros.

Na prova serão avaliados os conhecimentos dos concorrentes sobre as seguintes obras selecionadas: 3º Ciclo - “O mistério da estrada de Sintra” de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão”, “O velho e o mar”, de Ernest Hermingway; Ensino Secundário - ”O belo adormecido” de Lídia Jorge e “O leitor” de Bernard Schlink.

O concurso é composto por uma fase preliminar de eliminatórias nas escolas, a que se seguem as finais distritais, como a que se realiza em Alcácer do Sal. As provas são repartidas em duas categorias: alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos de escolaridade) e Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos de escolaridade). No auditório municipal os alunos são submetidos a uma prova escrita que ditará os 12 que passarão à prova oral de argumentação e de leitura expressiva.

A chegada e a receção dos alunos estão previstas a partir das 13h. A prova escrita tem início às 14h. Segue-se um lanche, a entrega dos certificados de presença e a comunicação dos concorrentes apurados para a prova oral, que começa às 16h30 e tem entrada livre. A entrega dos prémios, que incluem um cheque em livros ou materiais audiovisuais, oferta da Câmara Municipal de Alcácer do Sal para os seis finalistas (três de cada grau de ensino), está prevista para as 18h.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Ministério da Cultura, da rede das Bibliotecas Escolares e Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.»

Sem comentários:

Enviar um comentário