domingo, 2 de junho de 2013

Livros&Blogues| Books&Blogs



Nome do blogue: Eu e o Bam
Administradora: Nádia Batista

QUANDO CRIASTE O TEU BLOGUE?
Dia 13 de Dezembro de 2012, logo tem pouco mais de cinco mesinhos.

PORQUÊ UM BLOGUE LITERÁRIO E NÃO SOBRE OUTRO ASSUNTO?
Há imenso tempo que tinha esta ideia na cabeça. Nunca avancei porque achava que não tinha nada por aí além para dizer (quem era eu para dizer se um livro é bom ou mau?), tinha receio de depois vir a ser ridicularizada pelo que dizia. Mas no ano passado participei num concurso literário no qual era obrigatório abrir um blogue e escrever um comentário sobre um livro. Era de outro domínio, então criei o blogue, aguardei pelos resultados e como gostei da experiência mas não da plataforma, no dia 13 inaugurei-o nesta plataforma e até hoje!

“EU E O BAM”. DE ONDE VEM ESTA DESIGNAÇÃO, COMO CHEGASTE ATÉ ELA?
Vem na continuação do que te respondi antes. Tinha de dar um nome ao blogue e estava com um bocado de pressa. Não me surgia nada minimamente interessante que já não estivesse em uso, então dei uma vista de olhos ao que me rodeava e vi o Bam, o meu gato, na cama. Então assim ficou, Eu e o Bam! Confesso que entretanto já me lembrei de nomes talvez mais adequados, mas não o vou mudar. Até porque para mim este nome já significa muito!

REPAREI QUE LÊS DIVERSOS LIVROS AO MESMO TEMPO. COMO CONSEGUES FAZER ISSO, NÃO É CONFUSO?
Não :) Muito pelo contrário, no meu caso, ler ao mesmo tempo permite-me equilibrar os próprios livros. Há alguns que são mais complicados de ler, ou que não gosto tanto e, se não lesse outro ao mesmo tempo, ia ficar presa a um livro que não ia entender correctamente e o mais provável é que isso alterasse a minha maneira de o ver. Como faço isso? Tenho mais ou menos estruturada mentalmente uma lista de prioridades entre uns e outros. Se preciso de acabar X, então insisto mais nesse, mas se tiver muito tempo, não me preocupa tanto...

COMO ESCOLHES OS LIVROS QUE VAIS LER, TENS ALGUM CRITÉRIO?
Nem por isso. Tirando os desafios (que falarei na pergunta a seguir), leio o que na altura me parecer bem. É claro que tenho géneros predilectos e/ou autores, mas normalmente leio “o que me apetecer”.

POIS, REPAREI QUE ESTÁS INSCRITA EM DIVERSOS DESAFIOS LITERÁRIOS. PODES FALAR-NOS UM POUCO SOBRE ELES E OS MOTIVOS POR QUE ADERISTE AOS MESMOS?
Desafiar-me a mim própria. Eu era uma rapariga que lia imenso e depois parei, ao “entrar na vida adulta”. Então para este ano decidi que ia ler mais e como já havia alguns blogues literários que seguia, vi dois desafios que me pareceram bastante porreiros e decidi fazer o mesmo. O resultado daria uns 35 livros, que achei razoável, e bola para a frente! No Desafio #1, em que tenho um mês para ler o livro, é provável que o arraste o mês todo e acabe de o ler nos últimos dias. Ou então leio de rajada logo no início, mas se não me engano isso só aconteceu em Janeiro :) No Desafio #2, escolho principalmente livros que tenho em casa e que não li por falta de oportunidade.

QUE FEEDBACK TENS RECEBIDO ACERCA DO TEU BLOGUE?
Não sendo o blogue mais famoso que por aí anda, o pouco feedback que recebe é ainda mais importante. Mas até agora ainda ninguém se chateou comigo, portanto só posso concluir que o feedback que resta é bom :)

IMAGINA O TEU BLOGUE DAQUI A… 2 ANOS. COMO O IMAGINAS, QUE MUDANÇAS TALVEZ SE TERÃO OPERADO?
No layout, muito provavelmente! Eu estive cerca de uma semana para encontrar um tema que gostasse, mas não imagino o Eu e o Bam dois anos com a mesma cara. Era muito bom que tivesse também um espaço dedicado aos meus livros editados... O que de si já é dizer muito :) Comentários aos livros melhorados, com uma interacção maior entre blogger-leitor, sei lá...
Sobretudo quero o blogue ainda aberto. Custe o que custar!

E claro, não posso deixar de agradecer profundamente à Rute por se ter lembrado do meu cantinho. É mesmo muito importante para mim este pequeno gesto, e fiquei mesmo muito feliz com o convite, como talvez se depreenda das respostas enormes :) Um beijinho muito grande para esta querida escritora e blogger, e que venha daí o segundo volume do Perdidos ;)

2 comentários: