domingo, 4 de agosto de 2013

Livros&Blogues| Books&Blogs


BLOGUE: Papéis e Letras
Administradora: Diana Marques


OLÁ, DIANA. UMA COISA INÉDITA E QUE NÃO TENHO FEITO ATÉ AGORA, É FALAR SOBRE O BLOGGER POR DETRÁS DO BLOGUE, POR ISSO FALA-NOS UM POUCO DE TI, QUEM É A DIANA.
Quem sou eu? Bom, sou a Diana, fiz anos este mês e, por isso, sou Caranguejo. Tenho o "Papéis e Letras" há quatro anos e estou à espera da marcação da data da defesa da minha tese, para concluir (finalmente!) o meu mestrado. Adoro ler, não vivo sem música, sem a minha família e sem a minha gata. Sou maluquinha pela Idade Média e tudo o que lhe diga respeito. Adoro massa, se pudesse comia massa a toda a hora e a todo o instante! A minha estação preferida é o Outono, adoro o mês de Dezembro e a minha cor favorita é o preto. Passo a vida vestida de preto para desespero da minha mãe que adorava ver-me com mais cores hehehehe! Há ainda quem diga que tenho um fantasma em casa...

O QUE TE LEVOU A CRIAR UM BLOGUE LITERÁRIO?
Sempre gostei de ler, mas comecei a ler mais quando entrei para a faculdade, porque tinha várias cadeiras de literatura, história e cultura e as minhas leituras começaram a ser mais intensas. Foi também quando comecei a ler blogs dentro da área literária e achei que seria uma experiência diferente e enriquecedora. Por isso, criei o meu blog com o intuito de partilhar com os outros as minhas leituras e de conhecer mais gente com o mesmo gosto que eu pelos livros.

QUE FEEDBACK TENS RECEBIDO SOBRE O BLOGUE?
O feedback que tenho tido ao longo dos anos é positivo. As pessoas que lêem e que comentam gostam daquilo que eu faço, podem concordar ou não com o que digo mas, quando não concordam, as críticas também são sempre construtivas. Sem stress! O número de leitores também tem vindo a aumentar e isso, deduzo eu, é também um feedback positivo. Se as pessoas se associam, é porque gostam de ler aquilo que eu escrevo. Outros bloggers com quem costumo falar também me vão dando algum feedback sobre aquilo que vou pondo no blog.

REPAREI QUE TENS UM SEPARADOR INTITULADO “SÓ LER NÃO BASTA”. PODE CONTAR-NOS O QUE ENCONTRAMOS AÍ?
O Só Ler Não Basta é uma espécie de tertúlia literária virtual que faço com mais duas amigas e bloggers do Este Meu Cantinho... e do Ler e Reflectir. O SLNB está dividido em duas partes: a primeira é onde falamos dos livros que estamos a ler e de sites que achámos interessantes, dentro da temática literária; na segunda parte discutimos um tema (que é revelado na primeira parte) que é diferente todos os meses. Tem sido muito interessante e divertido fazê-lo, temos sempre um convidado diferente todos os meses para discutir o tema connosco, começámos a fazê-lo no início deste ano e tenho adorado! Convido todos a verem e a interagir connosco, no grupo que criámos no Goodreads: http://www.goodreads.com/group/show/88178-s-ler-n-o-basta

NO QUE CONSISTE O “DESAFIO 2013”?
Esse é um separador que tenho com os vários desafios a que me propus este ano. Em concreto, tenho dois desafios em curso: o Monthly Key-Word Challenge e o Mount TBR Reading Challenge. Lá, actualizo os livros que vou lendo e que contam para cada desafio.

TAMBÉM NOTEI QUE ADERISTE AO ADULT DYSTOPIA CHALLENGE. PODES EXPLICAR-NOS O QUE É E COMO TE ESTÁ A CORRER?

O Adult Dystopia Challenge é um desafio que não tem limite de tempo, tem uma lista de 70 livros dentro do género da Distopia e é suposto nós irmos lendo esses livros. Alguns já li anteriormente e esses estão "riscados" na lista. E, de momento, não está a correr... Como não tem nenhum limite de tempo, estou à vontade. Mas ultimamente não me tem dado para ler livros que tenham como cenário mundos distópicos e coisas com ficção científica... Não sei. Estou à espera que me apeteça ler algo dentro do género para arrancar com o desafio mais a sério.

O QUE DESTACARIAS COMO DE MELHOR NO TEU BLOGUE?
Não destacaria como melhor mas sim como algo que me dá mais gozo fazer e que é o verdadeiro foco e base do blog, que são as opiniões literárias. Ler um livro e depois dizer porque é que gostei ou não gostei dele é dos exercícios mentais que mais gosto fazer. É bom fazer uma reflexão sobre aquilo que acabámos de ler, ter uma mente crítica e não aceitar as coisas só porque os outros dizem que são boas ou más. Acho importante e gosto muito de as fazer. Penso que é o ponto mais forte do blog.

DE FUTURO, PRETENDES FAZER ALGUMAS ALTERAÇÕES NO TEU BLOGUE?
Em princípio não pretendo fazer grandes alterações ao blog, gosto dele como está. Se puder e se tiver tempo gostaria de escrever textos mais pessoais sobre a minha relação com os livros, ou sobre algum tema em específico, algo que tenha visto e não concorde ou um artigo que me pôs a pensar sobre algo. Tenho noção de que às vezes não tenho tempo para o fazer e outras vezes não me apetece fazê-lo... É a única coisa que eu gostaria de acrescentar no blog mas que vai ficando em banho-maria. 


Sem comentários:

Enviar um comentário