Este fim de semana vi o filme "Criaturas Maravilhosas", baseado no livro de Kami Garcia e Margaret Stohl.
Ler um livro e depois ver o filme, normalmente, deixa-me triste, pois se algumas coisas são o retrato exato (como algumas falas), outras afastam-se totalmente da narrativa. Neste caso em particular, achei que o filme estava mais interessante do que o livro, no entanto senti falta de muitas coisas que foram cortadas ou trocadas.
Por exemplo:
- senti falta do misticismo da Amma e da sua colher através da qual dava "o olhar";
- senti falta das intermináveis palavras-cruzadas da Amma;
- também não é suposto ser a Amma a trabalhar na biblioteca, mas a tia Marian, que foi eliminada;
- o pai não aparece uma única vez;
- não há referências às 16 luas (canções ou outras mensagens enviadas pela mãe de Ethan);
- o livro das luas não estava na bibilioteca;
- Lena não fez o Ethan esquecer-se dela para a recordar no fim do livro...
Enfim, houve uma série de discrepâncias. Como são algo que tenho tendência em reparar, vi depois o filme "Sangue Quente", mas ainda não decidi se leio o livro ou não. O que acham? Recomendam a sua leitura?
Olá Rute.
ResponderEliminarTerminei esse livro na semana passada e gostei muito. Vi o filme primeiro e gostei tanto que comprei logo o livro só para saber um pouco mais da história. Qual não foi o meu espanto quando me deparei com essas discrepâncias todas... Eu gostei mais do livro. Compreendo que o filme seja sempre uma versão comprimida do livro e que tenham que cortar algumas coisas.... mas há detalhes que não faziam mal nenhum... Como a Marian, que era uma personagem interessante com as suas citações. Como a cena da biblioteca em que ela e Ethan encontram os livros abertos com frases que se adequam ao que eles estão a passar. Mais a busca pelo livro das Luas. Enfim... Acabei por achar o filme (que eu tanto tinha gostado) uma versão demasiado "mastigada" do livro.
Ainda assim, é uma história bonita.
Eu detestei o filme! Achei que anulou totalmente personagens e cenas importares ... e o cão do tio da Lena? Não aparece ... aliás, já leste o 2º livro? É que o filme mistura os dois livros.
ResponderEliminarSim, Ana, já li os 3 livros e é verdade, também senti a falta do cão
ResponderEliminarEu achei o filme bom, como filme em si e não como adaptação de um livro porque aí iria dar em louca com as diferenças. Jeremy Irons fez um papel fantástico como tio Macon e não imaginaria ninguém melhor, assim como a personagem de Amma. É claro que como leitora e fã das Criaturas Maravilhosas senti a falta de Marien, do cão, e de cenas específicas como a da campa, do baile de natal, entre outros.
ResponderEliminarRelativamente ao "Sangue Quente", não vi o filme até ao fim mas li o livro e posso dizer que é do mais "doce" que há. :)
Então se calhar vou mantê-lo na lista de leituras, Raquel =)
ResponderEliminar