segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A rapariga que roubava livros




Publicidade à parte, chegou na última quinta-feira ao cinema o filme "A rapariga que roubava livros", inspirado no livro de Markus Zusak. Por acaso, já estive com este livro na mão e faz parte da minha lista "a ler". Foi interessante descobrir que tinha sido feito um filme baseado no mesmo. Creio que não vou vê-lo ao cinema, devo vê-lo depois nos canais da TV Cine, mas o livro tenciono ler de certeza. Alguém já leu? E o que acharam?

Sinopse do livro:
«Quando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adopção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão. Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro, o primeiro de muitos pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência. Quando o roubou, ainda não sabia ler, será com a ajuda do seu pai, um perfeito intérprete de acordeão que passará a saber percorrer o caminho das letras, exorcizando fantasmas do passado. Ao longo dos anos, Liesel continuará a dedicar-se à prática de roubar livros e a encontrar-se com a morte, que irá sempre utilizar um registo pouco sentimental embora humano e poético, atraindo a atenção de quem a lê para cada frase, cada sentido, cada palavra. Um livro soberbo que prima pela originalidade e que nos devolve um outro olhar sobre os dias da guerra no coração da Alemanha e acima de tudo pelo amor à literatura.»

Link: 




Sinopse do filme
«O novo romance de Markus Zusak decorre durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha e conta-nos a história de Liesel Meminger, uma rapariga adoptada que vive nos arredores de Munique. Liesel cria um sentido para a sua vida roubando algo a que não consegue resistir - livros. Com a ajuda do seu pai adoptivo que toca acordeão, Liesel aprende a ler e, durante os bombardeamentos, compartilha os livros roubados com os seus vizinhos e com o judeu escondido na sua cave, antes de este ser deslocado para Dachau.»

Ficha técnica:
Título: «A Rapariga Que Roubava Livros»
Título Original: «The Book Thief»
Realização: Brian Percival
Elenco: Ben Schnetzer, Emily Watson, Geoffrey Rush, Hildegard Schroedter, Kirsten Block e Sophie Nélisse
Género: Drama
País: EUA 
Duração: 125 minutos
Ano: 2013

Link: 




3 comentários:

  1. Rute, já li o livro e por acaso fui ver o filme hoje ao cinema e posso dizer que se há filme que mereça ser visto no cinema é este! Um excelente filme uma história maravilhosa. Recomendo com tudo o que tenho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. bem, parece que à leitura do livro devo juntar o filme então =) obrigado pela partilha de opinião ;-)

    ResponderEliminar
  3. Eu estou a ler o livro e a tentar não ler coisas sobre ele para não apanhar spoilers .)

    Roberta

    ResponderEliminar