terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Leya ou não Leya?

Bem, já viram as notícias da última semana sobre as saídas da Leya? Aqui deixo uma notícia retirada do Público online para os curiosos.



Miguel Sousa Tavares abandonou grupo Leya, que não considera "vocacionado para a edição de livros"



23/01/2014 - 19:10 (actualizado às 20:40)

"A Leya matou a identidade das editoras" que agregou, diz um dos best-sellers literários do país, cujo nome se junta ao de Saramago, João Tordo e outros autores prestigiados que abandonaram o grupo.

Foi já há dois meses que o escritor Miguel Sousa Tavares abandonou o grupo editorial Leya. No entanto, só esta quinta-feira o autor confirmou ao PÚBLICO a sua saída, um dia depois de se tornar pública a quebra de contrato do mesmo grupo com as herdeiras do Nobel José Saramago. Sousa Tavares fala de “descontentamento” quanto ao trabalho do grupo. Na sua opinião, este “matou a identidade das editoras” que agregou desde a sua fundação, em 2008. “Não creio que o grupo Leya esteja vocacionado para a edição de livros.” Também há dois meses, João Tordo começou a ponderar a sua saída da Leya, que confirmou esta quinta-feira ao PÚBLICO.

Sousa Tavares, um dos autores que mais livros vende em Portugal, diz achar que "a Leya partiu do princípio que juntando várias editoras faziam sinergias e conseguiam fazer melhor, mas isto não é como juntar as salsichas Nobre com as salsichas Aveirense”.

O último romance do escritor, Madrugada Suja, já foi editado em 2013 pelo Clube do Autor, a pequena editora de que é sócio com Margarida Rebelo Pinto e que foi criada em 2010 por vários ex-membros da Oficina do Livro, a chancela que o editava na Leya, após ter sido comprada pelo grupo. O Clube do Autor reeditou, aliás, Equador. Sousa Tavares “não tinha contrato global com a Leya, tinha contrato livro a livro e feito só quando os livros saíam”, explicou. “Não nos entendemos e resolvi acabar [a relação com o grupo]. À medida que os livros vão acabando o prazo de cada contrato, eu saio”, pormenoriza, explicando que foi o que permitiu a reedição de Equador no Clube do Autor.

Também no ano passado o catálogo da poeta Sophia de Mello Breyner Andresen, mãe de Sousa Tavares, saíra da Leya para o outro grande grupo português, a Porto Editora. Aquando do lançamento de Madrugada Suja, em Maio,o autor disse ao PÚBLICO que iria publicar na Leya o livro em que está ainda a trabalhar e que a sua relação contratual com o grupo se mantinha. Agora, a edição do próximo romance de Sousa Tavares, em fase de pesquisa, está de novo no mercado, mas o escritor só pensará no seu destino quando o completar.

“Sempre funcionei com um livro à vista”, explica. “Nunca aceitei propostas para ficar avençado e publicar um romance todos os anos, como não aceitei a última proposta da Leya que foi pagar-me à cabeça um adiantamento muito substancial por conta do meu eventual e futuro romance.” A Leya foi contactada ao final da tarde pelo PÚBLICO, que aguarda uma reacção do grupo.

Neste momento, Sousa Tavares, que aponta também como motivação para a saída “um desentendimento a nível do que [considera] dever ser uma relação de cavalheiros”, terá oito ou nove obras ainda sob contrato com a Leya. “Mas provavelmente chegaremos a acordo para eu sair [com] tudo de uma vez”, acredita. Dois dos seus livros infantis já estão novamente nas suas mãos, mas ainda em fase de definição de destino editorial.

Descontente com a falta de sensibilidade do grupo para as especificidades da actividade editorial e do cultivo da relação com os escritores, Sousa Tavares diz ainda que a edição das suas obras no Brasil se deveu ao seu próprio esforço. "Quando compraram a Oficina do Livro, falaram de coisas fantásticas que iam fazer e nunca aconteceram, como o agenciamento no estrangeiro, no mercado angolano ou brasileiro.”

O grupo Leya, que em 2007 afirmou querer ser “o maior grupo de língua portuguesa”, perdeu nos últimos anos alguns dos seus autores de expressão portuguesa de maior prestígio – Saramago e Sophia juntaram-se a Mário de Carvalho (que deixou a Caminho, da Leya, em 2012 rumo à Porto Editora), José Eduardo Agualusa (desde o início de 2013 na Quetzal, do grupo Porto Editora), Richard Zimler (na Porto Editora desde 2013), Pedro Rosa Mendes (transferiu-se para a Tinta da China em 2012), Almeida Faria (que chegou a ser editado pela Leya e cujas reedições passaram para a Assírio & Alvim, também parte da Porto Editora, em 2013) e, agora, João Tordo.

Este último, vencedor do Prémio José Saramago em 2009, disse ao PÚBLICO que não há problemas com a Leya na origem da sua decisão de publicar o seu próximo romance numa editora cujo nome ainda não quis revelar. “Nada de quezílias, nem incumprimentos; nem motivos financeiros”, disse Tordo, satisfeito com o “óptimo trabalho de divulgação e venda” da sua obra.

Na próxima semana, a Fundação José Saramago anunciará quem acolherá e distribuirá a obra do Nobel português no futuro, estando em cima da mesa a possibilidade de ser a própria fundação a assumir a tarefa. Ainda assim, no sector fala-se da possibilidade de ser também a Porto Editora, uma das mais bem posicionadas para suceder à Leya ou, pelo menos, para assegurar a distribuição de um catálogo com o peso do de Saramago. Contactada pelo PÚBLICO, a Porto Editora não fez comentários.

Miguel Sousa Tavares estreou-se no romance com Equador em 2003, seguindo-se Rio das Flores (2007) e No Teu Deserto (2009). É também autor das crónicas e contos de Não Te Deixarei Morrer, David Crockett (2001) e dos relatos de viagens Ukuhamba – Manhã de África (2010), co-assinado com o seu filho, Martim Sousa Tavares, e Sul (2004,) mas também do livroCozinha d'Amigos (2011) e dos livros infantis Ismael e Chopin (2010, com ilustração de Fernanda Fragateiro), O Planeta Branco (2005, ilustrações de Rui Sousa), ambos recomendados no Plano Nacional de Leitura, e ainda O Segredo do Rio (2004). Além destes títulos, editados pela Oficina do Livro, Sousa Tavares publicou também o livro de reportagem Sahara, A República da Areia (1985) e a colecção de crónicas Anos Perdidos (2001).

2 comentários:

  1. Já algum tempo que me ando a passar com a Gailivro, que pertence ao grupo Leya. Neste momento já conto com duas colecções que ficaram penduradas porque simplesmente não editam os restantes volumes. Além da serie Laços de Sangue que falta o 4º livro, na serie Os Segredos de o Imortal Nicholas Flamel faltam dois. O melhor é quando envio um email à editora a resposta é seca, e ainda têm a lata de culpar os agentes dos escritores, e sem qualquer data prevista de lançamento dos livros.
    Assim fica muito fácil as pessoas perderem a confiança nas editoras. Era suposto que a Leya ao agregar uma serie de editoras desse o apoio necessário, para que tantos os leitores como escritores ficassem satisfeitos.
    Não me parece que seja isso o que está a acontecer!!

    http://aminhavidaeumaart.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Nádia; há muitas situações chatas das coleções que ficam a meio... culpa da editora ou dos agentes do escritos, já não sei...

    ResponderEliminar