sábado, 4 de janeiro de 2014

BlogTour: “Contos Breves”, Olinda P. Gil



Título: Contos Breves
Autora:  Olinda P. Gil
Edição/reimpressão: 2013
Editor: Autopublicado
Páginas:109
ISBN: 9789892041


SINOPSE
Neste opúsculo estão reunidas pequenas narrativas inconscientes: digo isto porque na altura em que foram redigidas era tão jovem que nem sabia que estava a escrever um tipo específico de conto. O conjunto daqui resultante é uma seleção e revisão de textos criados entre 1999 e 2007, período que corresponde, aproximadamente, à minha colaboração do DN Jovem (suplemento do Diário de Notícias direcionado para os jovens). Muitos dos textos aqui presentes foram lá publicados. Contudo, estão também incluídos alguns que estavam inacabados, tendo sido agora trabalhados.



OPINIÃO
Li este livro a 3 de janeiro de 2014 e dou-lhe uma classificação de quatro estrelas.
Esta é uma compilação de contos que a Olinda P. Gil escreveu ao longo de vários anos e cujo ebook me foi cedido no âmbito de uma blogtour, pelo que lhe agradeço. 
No início, fiquei um pouco reticente, pois não gosto muito de contos, principalmente porque fico sempre com a sensação de que a história foi cortada e que falta sempre algo. Este foi um sentimento que me assombrou quando li alguns dos contos – gostava que tivessem sido mais desenvolvidos, pois dariam uma boa história. No entanto, houve outros de que gostei bastante, nomeadamente “Liberdade de Escrita”, “A Vela”, “No Dia em que as Espingardas Atiraram Flores em Vez de Balas”, “Agora, para mim, afinal o tempo existe” e “Clube de Teatro”. A autora deixa-nos a pensar em conceitos como o tempo, a vida e a mudança, entre outros. Gostei particularmente do facto de soarem como que a pensamentos, pequenas partilhas de um episódio ou momento em particular.
A escrita também é fluída, embora ache que tem frases demasiado curtas, enquanto faria mais sentido juntá-las, mas isto já um ponto de vista pessoal, não retira ao livro qualquer mérito.
Espero ler mais contos da Olinda em breve e recomendo a leitura destes.


Link Goodreads:

Site da autora: www.olindapgil.com  



2 comentários: