quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Entrevista| Interview: Karen Pokras Toz


Depois de ter passado os últimos anos a trabalhar como contabilista, Karen Pokras Toz descobriu a sua paixão pela escrita. Em Junho de 2011 publicou a sua primeira história para crianças, intitulada “Nate Rocks the World”, e encontra-se agora a trabalhar no segundo volume da série. Conheça um pouco melhor esta autora que cresceu em Orange (Connecticut, EUA) e gosta de jardinar, cozinhar e passar algum tempo de qualidade com o seu marido e três filhos.

Como nasceu "Nate Rocks the World" (“Nate Rocks Agita o Mundo”, em Português)?
Criei Nate Rocks quando notei que os meus dois filhos (com 12 e 9 anos na época) estavam a perder o interesse pela leitura. Pensei então "como é isto possível"? Eu gostava de ler quando era criança, mas no mundo de hoje há várias distracções: jogos de vídeo, computadores, televisão e por aí fora. Decidi escrever um livro que as crianças gostariam de ler, engraçado e cheio de acção, sobre um miúdo comum que faz coisas extraordinárias. Através de Nate Rocks ensino às crianças que não têm que ser um super-herói para realizar grandes feitos.

O seu livro está escrito do ponto de vista de uma criança. Como foi colocar-se na pele de “Nate”?
Estar na pele do Nate era (e continua a ser) muito divertido! Quando comecei a escrever, contratei um treinador de escrita para me guiar mais ou menos ao longo da concepção da história, dado que este foi meu primeiro projecto. O livro era um romance de ficção adulta (que ainda tenho que publicar). Esforcei-me bastante, mas o treinador dizia-me que tinha a voz de uma criança e não a de um adulto. Finalmente, pensei para comigo: porque não escrevo um livro infantil então? Sentei-me para escrever “Nate Rocks the World” e o diálogo e as aventuras saíram-me naturalmente; senti-me como se estivesse a viver tudo o que estava a escrever. Acho que penso como uma criança de dez anos!

Disse que foi fácil para si escrever este livro, dado que consegue pensar como uma criança de dez anos. Qual foi a parte mais difícil então?
Ter tempo para escrever foi e continua a ser a parte mais difícil para mim. Entre filhos, marido, casa, trabalho e marketing, às vezes não tenho tempo para escrever. Quem me dera ter tempo todos os dias, mas nem sempre as coisas funcionam assim. Tento arranjar algumas horas durante a semana. Se não escrevo, fico um pouco aborrecida… e ninguém quer uma Karen aborrecida (principalmente os meus filhos!).

Que feedback recebeu de quem leu o seu livro até agora? E os seus filhos, atingiu o seu objectivo e eles lêem mais?
Tenho recebido imenso feedback tanto de adultos como de crianças, embora o último seja o meu preferido. Algumas crianças até me enviaram fotos deles com o livro, pelo que comecei a colocá-las online no meu site; assim, podem ver as suas caras sorridentes aqui: http://www.karentoz.com/meet-the-kids.html. Quanto aos meus filhos, continuam a preferir jogos de vídeo em vez de ler, embora estejam a ler mais fora do designado trabalho escolar; em geral, parecem mais entusiasmados quanto à leitura.

Tem mais aventuras planeadas para o Nate?
Sim! Estou a terminar o segundo volume da série “Nate Rocks”, com novas e excitantes aventuras! O livro chama-se “Nate Rocks the Boat” (“Nate Rocks Agita o Barco” em Português) e espero fazê-lo chegar ao público na Primavera.

Tem editora ou publica por si mesma?
Publico por mim mesma, sob a chancela da Grand Daisy Press,que é a minha própria marca de editora. Quem sabe, talvez um dia aceite outros escritores, mas por agora sou só eu.

E quais são os seus planos para o futuro?
Espero escrever pelo menos mais um livro da série do Nate Rocks. Tenho algumas ideias para outra saga que estou a desenvolver e, claro, ainda tenho aquele meu primeiro livro no meu computador à espera de alguma atenção.


Não se esqueça: “Nate Rocks the Boat” deve sair já na Primavera. Continue a seguir o trabalho da Karen através dos seguintes links:

Barnes & Noble: http://bit.ly/uviYpn

Sem comentários:

Enviar um comentário