terça-feira, 19 de julho de 2011

Manuscrito enviado | Manuscript sent

Olá!
Já lá vai uma semanita desde que dei notícias aqui: prometo que vou tentar fazer, no mínimo, uma actualização semanal deste espaço.
Ora então, o que há de novo?
Já enviei o manuscrito de “Perdidos” para algumas editoras portuguesas e as réplicas que me chegaram indicam que só me poderão dar uma resposta em concreto dentro de um período compreendido entre dois a quatro meses (e outras falam mesmo em seis meses!). Pois, é muito tempo para esperar, mas vou fazê-lo.
Se por ventura nenhuma das editoras contactadas se manifestar interessada em publicar o meu livro, avançarei por mim própria. É assim, tem que se fazer pela vida!
Enfim, há que aguardar e esperar pelo melhor desfecho =)


Hello!It's been a week since the last time I wrote some news here: I promise that I’ll try to update this space at least once a week.
Now then, what's new?
I already sent the manuscript of "Perdidos" for some Portuguese publishers and the replies that I got indicate that they can only give me a definitive answer within a period from two to four months (and others even speak in six months!). Yep, that’s a long time to wait, but I'll do it.
If perchance any of the contacted publishers are interested in publishing my book, I’m going forth for myself. That’s how it goes, you got to make a living!
Anyway, I will wait and hope for the best outcome =)

8 comentários:

  1. Olá!
    Enviaste para várias editoras ao mesmo tempo? Eu sei que tendo em conta o tempo que se espera, é difícil não pensar em o fazer.
    Mas uma regra de ouro em publicações (a minha experiência é de não-literárias, mas serve na mesma) é enviar apenas para uma editora, e só enviar para outra após a resposta da primeira. E se todas dizem que sim? ;)

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Bem, pela experiência que tenho em termos de envio de manuscritos, é difícil receber um sim como resposta - o mais frequente é enviarem uma simples frase: "agradecemos o envio do seu manuscrito, mas infelizmente não nos será possível publicar o mesmo dado que não se enquadra na nossa linha editorial"...
    Se todas disserem que sim, esplêndido! Há que escolher o contrato mais vantajoso =)

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito deste seu cantinho... porque também eu sou aspirante a escritora e terminei o meu manuscrito há alguns dias, será que poderia partilhar as editoras para as quais enviou o "Perdidos"?

    Carla Matos

    ResponderEliminar
  4. Olá, Carla! Quando escrevi este post, tinha enviado o meu manuscrito para as ditas "grandes" editoras, como a Porto Editora, Planeta, Saída de Emergência, etc. Não obtive qualquer resposta de algumas, outras disseram-me que tinham a agenda editorial preenchida nos próximos 2 anos... Pode-se sempre recorrer a editoras +pequenas, como a Alfarroba, a Chiado, a Papiro ou a Corpos. Pessoalmente, a experiência que tive nesta área levou-me a preferir o Print-on-demand da Euedito =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua resposta, Rute. Levei uma "nega" da Planeta porque vão dar preferência à edição de poesia. Quer a Alfarroba, como a Chiado, a Papiro ou a Corpos são "vanity presses", cobrando ao autor a edição dos livros, estou certa? Se assim for, que tristeza... pagar para publicar! Bem, resta-me (des)esperar.

      Carla Matos

      Eliminar
  5. E a mim a Planeta disse-me que não publicava o meu género. Perguntei-lhes então porque publicavam Lauren Kate =P Sim, essas editoras pedem dinheiro aos autores. É por isso que prefiro o Print on Demand: pago o nº de cópias que quero, mas conservo todos os direitos sobre a minha obra - este último ponto é importante para mim

    ResponderEliminar
  6. Como eu a compreendo... O José Luis Peixoto aludiu numa das suas obras ao caso das editoras que ignoram os manuscritos de novos escritos. Conclusão, o editor que foi apanhado a não considerar um original recebido foi dez anos de cana. Dá vontade de dizer «José Luis Peixoto a Presidente!».

    Carla Matos

    ResponderEliminar
  7. Enfim... sempre ouvi dizer que a chave é a persistência. Esperemos que sim =)

    ResponderEliminar