quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Opinião: A Cidade de Vidro



Título: A Cidade de Vidro
Autora: Cassandra Clare
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 484
Editor: Planeta Booket
ISBN: 9789896575465
Idioma: Português

SINOPSE
Para salvar a vida da mãe, Clary tem de ir à Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras - não a incomoda que a entrada nesta cidade sem autorização seja contra a Lei e que violá-la possa significar a morte. Piorando mais a situação, ela vem a saber que Jace não a quer lá e que Simon foi encarcerado na prisão pelos Caçadores de Sombras que suspeitam de um vampiro que tolera a luz do Sol. Ao tentar descobrir mais pormenores sobre o passado da sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Sebastian. Com Valentine a reunir toda a força do seu poder para destruir de uma vez por todas os Caçadores de Sombras, a única possibilidade de estes o derrotarem é combater ao lado dos seus eternos inimigos. Mas podem os Habitantes do Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras pôr de lado o seu ódio mútuo e aliarem-se? Embora Jace compreenda que está pronto a arriscar tudo por Clary, poderá ela utilizar os seus poderes recentes para ajudar a socorrer a Cidade de Vidro - custe o que custar? O amor é um pecado mortal e os segredos do passado provam ser letais quando Clary e Jace enfrentam Valentine.




OPINIÃO
Okay, stop! Podemos fazer "freeze" e ficar por aqui? Este livro, como final, parece-me muito bem. Porque têm de vir mais problemas a caminho, menina Cassandra Clare? Vamos lá a ver se gosto do que vem por aí, porque este terceiro volume, cuja leitura concluí a 24 de fevereiro de 2016, vale cinco estrelas.
E é oficial: estou viciada na série Caçadores de Sombras, tanto que li este livro rapidinho e vou já passar ao próximo ;-)
Para mim, se se tratasse de uma série, este volume marcaria o final da primeira temporada: os planos completos de Valentine foram descobertos, foram revelados mais detalhes do passado, habitantes do mundo à parte e caçadores de sombras uniram-se, Valentine foi derrotado, a questão do irmão de Clary foi descoberta (aleluia!), Jocelyn despertou para a vida e para o amor, Simon arranjou maneira de sobreviver entre os vampiros sem que atentem contra a sua existência... E o drama? A morte de Max e de Hodge, a tortura de Clary e Jace, o milagre que o anjo operou em Jace... No final, todos os nós se desataram rumo a um término temporário harmonioso.
A parte de que mais gostei foi o enredo que a autora arranjou com Jace e Sebastian, o qual achei ardiloso. No fundo, e até certo ponto, eram ambos filhos de Valentine, embora apenas um lhe estivesse vinculado pelo sangue. Algo me diz que Sebastian não morreu e ainda vai voltar.
A nível geral, o que mais gosto nesta série até ao momento é o facto de haver sempre algo a acontecer; não há um momento de descanso e, às vezes, até gostava que as personagens pudessem respirar um pouco e ter um momento de sossego. Parece que isso não vai acontecer, pois vem aí... o quarto volume! Muahhhh!


Sem comentários:

Enviar um comentário