segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Opinião: "Divergente", Veronica Roth



Título: Divergente
Autora: Veronica Roth
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 352
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04381-8


SINOPSE
Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.
Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.

OPINIÃO
Terminei a leitura deste livro a 17 de novembro de 2014 e dou-lhe quatro estrelas.
Tal como referi antes, tem sido difícil sentir-me cativada por livros ultimamente, mas a Veronica Roth conseguiu-o: gostei bastante desta história e tenciono ler o resto da trilogia. Até vi logo o filme a seguir, mas é melhor não falar das diferenças entre um e outro; já me habituei a separar uma história da outra...
Foi fácil acompanhar a narrativa e perceber a divisão entre as fações e o que é esperado de cada uma delas.
Também gostei da Beatrice e da maneira racional como opera, em regra geral. Sabe as suas limitações e tenta compensá-las da melhor forma possível, de modo a que não se tornem numa desvantagem. Também gostei do Tobias, mas o livro não revelou muito sobre ele; talvez num próximo volume. Ainda sobre as personagens, achei uma pena o que a autora reservou para a mãe da Tris, pois acho que tinha muito mais para dar. Quem sabe se o passado da mãe não irá influenciar a filha?
Como não disponho dos restantes livros da trilogia, vou ter de fazer uma pausa nesta série... por agora.

3 comentários:

  1. Se quiseres, avisa :)
    tenho a trilogia! O 2# foi mais fraco e o 3#... enfim. a qualidade decresceu, a meu ver, mas sim fica a saber-se algo sobre o Tobias e a mãe da Tris.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. As opiniões são divergentes, passo a expressão. Eu achei :P mas se quiseres já sabes.

      Eliminar