segunda-feira, 25 de março de 2013

Opinião: “A Noite dos Elfos”, Jean-Louis Fetjaine



 Título: A Noite dos Elfos
Autora: Jean-Louis Fetjaine
Edição/reimpressão: 2001
Páginas: 216
Editora: Publicações Europa-América
ISBN: 9789721049598

Sinopse
O mundo mergulhou no caos quando os homens exterminaram os últimos reinos anões. Só os elfos se podiam opor a eles, mas estes refugiaram-se nas suas imensas florestas, inconscientes do perigo que também os ameaçava.
Para impedir o duque Gorlois de expandir o domínio dos homens sobre a terra, em nome de Deus, o druida Merlim junta-se ao cavaleiro Uter, o amante de Lliane, rainha dos elfos.
Investido do poder de Lliane, Uter torna-se Pendragon, chefe de guerra de todos os povos livres e passa a reter doravante nas suas mãos o poder de restaurar a antiga ordem. Mas ele é obrigado a escolher entre o amor de duas rainhas: Lliane, inacessível, refugiada na ilha de Avalon; ou Ygraine, tão real, tão humana...
Narração emocionante do combate entre dois mundos, duas religiões, duas mulheres, A Noite dos Elfos traz uma dimensão violenta e sensual à génese do ciclo arturiano.

Opinião
Acabei de ler “A Noite dos Elfos” a 12 de março de 2013 e dou-lhe três estrelas.
Pensei que tinha demorado a ler o outro volume por causa do pouco tempo, mas percebi agora que foi mesmo falta de motivação. Embora goste da escrita de Jean-Louis Fetjaine no geral, não há evolução de um volume para outro. O autor limita-se a tentar criar uma história em que envolva todos os dados que recolheu na sua pesquisa.
Estava à espera de algum desenvolvimento, mas apenas se sai de uma guerra para se entrar noutra. E as personagens? Sinto a falta de algumas delas, que parece que não tiveram grande propósito e desapareceram da história, como o Maheolas.
O que sinto mesmo falta é de emoção. Embora a escrita seja cativante, a história em si apela pouco aos sentimentos. Acho que, apesar de gostar do tema no geral, vou ler o último livro da série e acaba-se o Fetjaine…

2 comentários:

  1. Ólá Rute,
    Ando ansiosa de ler esta colecção!! Está na minha wishlist há algum tempo...
    Gostei de ler a tua opinião acerca dela... :D
    Boas leituras**

    ResponderEliminar