domingo, 10 de março de 2013

Livros&Blogues| Books&Blogs




Nome: . Dos Meus Livros
Administrador: Manuel Cardoso


ENTREVISTA COM O MANUEL 

OI! QUANDO CRIASTE O TEU BLOGUE E O QUE TE MOTIVOU A FAZÊ-LO?
Criei o blogue há 8 anos com uma única motivação: fazer uma espécie de base de dados com os livros que ia lendo e com um comentário para mais tarde recordar. Ao longo da vida lemos tantos livros que, por vezes, esquecemos o que já lemos. Foi isto que fez nascer o blogue: uma necessidade de armazenamento de memória, ou seja, era para ser uma coisa só minha.

FALA-NOS UM POUCO SOBRE O TEU BLOGUE.
A mais-valia do meu blogue é que tenho ali sintetizado tudo o que li em oito anos. É uma coisa muito egocêntrica, portanto. Se as pessoas o usam com proveito, melhor ainda, junta-se o útil ao agradável.

RELATIVAMENTE AOS OBJETIVOS QUE ESTABELECESTE PARA O TEU BLOGUE, O QUE APONTARIAS COMO MAIS FÁCIL E MAIS DIFÍCIL DE CONCRETIZAR?
Depreende-se das respostas anteriores que não tenho grandes objetivos a não ser este: acumular leituras e respetivos comentários. Posso dizer que tenho um sonho: chegar aos mil livros comentados. Mas se em oito anos apenas consegui ler e comentar uns 350, depreende-se que ainda tenho muito para andar. Felizmente nos últimos anos tenho lido mais, pelo que é possível chegar aos mil dentro de uns 10 anos. Mas tanta coisa muda em 10 anos, que nem vale a pena pensar nisso.

QUE FEEDBACK TENS TIDO DO TEU TRABALHO NO BLOGUE POR PARTE DOS INTERNAUTAS, E ATÉ DOS PRÓPRIOS AUTORES E EDITORAS?
Os internautas são amigos que por mero acaso o descobrem; não faço qualquer tipo de divulgação. E esses são muito simpáticos, recetivos e apoiam-me imenso. Alguns autores, sim, já desencantaram o meu cantinho e até descobri, para lá dos autores, excelentes pessoas, como o Fernando Évora, Cristina Torrão, Luís Novais, Miguel Almeida, etc. Quanto a editoras, nunca tive qualquer contacto com editoras...

QUE ASPIRAÇÕES TENS PARA O TEU BLOGUE EM RELAÇÃO AO FUTURO?
Como disse, chegar aos mil livros comentados. Mais nada... e se somar a isso gente simpática que vou conhecendo, melhor ainda :) Acho que é tudo. Um abraço e obrigado, Rute, por te teres lembrado do meu cantinho :)

2 comentários:

  1. Não conhecia, mas parece-me que para blog literário é um dos mais antigos e sem parcerias (tal como eu, embora o meu blogue apenas tenha 6 meses :S) :P

    Obrigada, Rute, gostei muito deste cantinho, vou já visitar e tornar-me seguidora!

    ResponderEliminar
  2. Sim, já tem algum tempo. Ainda bem que gostaste =)

    ResponderEliminar