domingo, 24 de março de 2013

Livros&Blogues| Books&Blogs




Nome: Que a Estante nos Caia em Cima
Administrador: Rui Bastos


ENTREVISTA COM O RUI

OI! QUANDO CRIASTE O TEU BLOGUE E O QUE TE MOTIVOU A FAZÊ-LO?
Antes de começar, obrigado pelo convite e pelo oportunidade. Respondendo-te, já lá vão quase 4 anos e tenho que confessar que a culpa não é minha, mas de uma amiga minha, uma das poucas com quem falava sobre livros e que teve a ideia de criarmos um blogue em conjunto. Era a Alice e participou no blogue até recentemente, em que decidiu sair, porque o conceito já não a motivava como no início. O nosso objetivo foi sempre falar de livros e de literatura, e de fazer chegar as nossas opiniões e ideias a outras pessoas. Eu sei que é um objetivo um bocado genérico, quando se fala de blogues de livros, mas enfim.

FALA-NOS UM POUCO SOBRE O TEU BLOGUE.
Como já disse, o objetivo principal era falar de livros e literatura, mas entretanto o conceito já evoluiu. Já fomos 2 autores, 3, outra vez 2 e agora estou sozinho. Isso também teve a sua influência, de certa forma. Quando a Alice e eu começámos, não passávamos de uma máquina de escrever opiniões de livros. Entretanto surgiram as crónicas e houve até espaço para um concurso de contos e um único e solitário passatempo. Pelo meio tentaram-se publicar umas novidades e tal, mas nunca ninguém teve muito sucesso com isso. E sempre tivemos a noção de que queríamos, acima de tudo, não ser apenas mais um blogue, igual a tantos outros que por aí andam. Qual era o interesse disso? É por isso que nos esforçámos, e ainda me esforço agora, por escrever crónicas originais e interessantes e ter iniciativas minimamente diferentes umas das outras, como as "Temporadas Temáticas" e agora a publicação de opiniões de contos. Pessoalmente, e como já me foi apontado por alguém, aquilo que o meu blogue tem de diferente de muitos que por aí andam é manter-se minimamente original e não cair na massificação da blogosfera. É um cantinho em crescimento que faz um bocado o que lhe apetece.

RELATIVAMENTE AOS OBJETIVOS QUE ESTABELECESTE PARA O TEU BLOGUE, O QUE APONTARIAS COMO MAIS FÁCIL E MAIS DIFÍCIL DE CONCRETIZAR?
Objetivo, objetivos... Tirando aquilo de que já falei, não sobra muita coisa, não é verdade? Acho que aquela coisa de ter uma presença na blogosfera literária está cumprida e ainda que não seja o maior blogue que por aí anda, estou bastante satisfeito com a visibilidade do blogue. Claro que não me importo de ter mais seguidores e visitantes, mas dá para perceber a ideia. Uma coisa que ainda não sei bem é sobre aquele assunto de receber livros das editoras e formar parcerias com elas. Embora a noção de ter livros de borla me fascine como a qualquer leitor que se preze, a noção complementar de ficar "preso" a uma editora não me agrada por aí além. Não é de todo um objetivo principal do blogue, mas é mais um compromisso secundário a que tenho que chegar comigo próprio. Algum blogger que escreva sobre livros que diga que não pensa nisto, está a mentir, na minha opinião, a diferença está em ter o blogue apenas para isso, ou simplesmente aproveitar isso como efeito secundário do blogue. Não sei se respondi grande coisa à pergunta, mas pronto.

QUE FEEDBACK TENS TIDO DO TEU TRABALHO NO BLOGUE POR PARTE DOS INTERNAUTAS, E ATÉ DOS PRÓPRIOS AUTORES E EDITORAS?
De feedback já é mais fácil de falar! Do pessoal que visita, gostava de receber mais comentários, mesmo que furiosos por eu não gostar de um qualquer livro que devia ser espetacular, ou incrédulos por apreciar bastante um livro que é objetivamente rasca. Mas a coisa não anda má, volta e meia chateiam-me (no bom e no mau sentido), e há alguns mais regulares que a minha má memória vai conseguindo fixar, e isso só por si já é bom. Quanto a editoras, o feedback é praticamente zero. Não quero estar a mentir, mas o único contacto que tive foi com a Saída de Emergência, que me contactou para escrever uma crítica a um livro, para publicar na Bang!. De autores, já por várias vezes me contactaram, ora para oferecer livros para o famoso e solitário passatempo, ora para agradecer a opinião de um livro seu e sugerir onde arranjar outros, e até alguns escritores novatos em busca de divulgação e de opiniões quanto ao seu manuscrito. Enfim, não é nada muito agitado, mas é, digamos, porreiro.

QUE ASPIRAÇÕES TENS PARA O TEU BLOGUE EM RELAÇÃO AO FUTURO?
Aquilo que quero mesmo é não voltar atrás. O blogue cresceu e continua a crescer, com cada vez mais seguidores e uma média mais ou menos constante de visitantes diários. Isso agrada-me. A partir daí, é aumentar esses números sem que o blogue perca a sua essência. Nunca cair na massificação nem ficar de alguma forma preso a esta ou àquela editora. E acima de tudo isso, continuar a ser o mais original e interessante possível para quem segue e lê o blogue. Ah, e receber mais uns convites fixes como este não me fazia mal nenhum (só ao ego).

Sem comentários:

Enviar um comentário