domingo, 3 de março de 2013

Livros&Blogues| Books&Blogs




Nome: Na Companhia dos Livros
Administradora: Isabel Maia


ENTREVISTA COM A ISABEL

OI! QUANDO CRIASTE O TEU BLOGUE E O QUE TE MOTIVOU A FAZÊ-LO?
Olá, Rute! Ora bem, o primeiro post com opinião sobre livros apareceu a 15 de abril de 2008. Vai fazer 5 anos, portanto. No entanto, não esteve sempre na mesma plataforma. Começou no Blogspot, mas "mudou-se" para onde está, no Wordpress, há praticamente 1 ano. O primeiro objetivo do blogue literário foi retirar as opiniões a livros do blogue pessoal que mantinha na altura. Separar as águas, passe a expressão. Com o passar do tempo, começou a assumir o seu verdadeiro papel: um espaço onde me afirmava como mais uma a remar contra a maré da moda do "ah, não gosto de ler", um registo das minhas leituras e um ponto de encontro e debate com outros/as leitores/as que, como eu, gostam de falar sobre estes nossos queridos amigos, os livros.

FALA-NOS UM POUCO SOBRE O TEU BLOGUE.
No NCDL podem encontrar opiniões sobre as minhas leituras, esse é o ponto central. Tenho também 3 rubricas fixas: uma sobre tradução (a minha formação académica é nessa área), uma onde respondo às perguntas do blogue Booking Through Thrusday e uma dedicada à poesia. Faço alguma divulgação editorial a novidades que me interessem das grandes editoras, mas também divulgo os novos livros de novos autores nacionais. Em todos esses aspetos esforço-me por manter uma linguagem muito "minha" numa tentativa de não ser "another face in the crowd".

RELATIVAMENTE AOS OBJETIVOS QUE ESTABELECESTE PARA O TEU BLOGUE, O QUE APONTARIAS COMO MAIS FÁCIL E MAIS DIFÍCIL DE CONCRETIZAR?
Quando criei o blogue não tinha grandes objetivos. As rubricas e os temas a tratar foram surgindo com tempo e com os impulsos de dinamizar o espaço. Respondendo à questão, o mais fácil acaba por ser obter conteúdos para publicar, isso no caso das minhas rubricas, claro. Com alguma pesquisa encontro crónicas, textos, imagens, poemas ou comunicados de imprensa sobre livros. O mais difícil é manter o foco no que estamos a fazer. Tem dias em que temos 1 ou 2 opiniões em atraso para publicar e pura e simplesmente não nos apetece. Por vezes sinto essa necessidade de me policiar para não deixar os conteúdos pendentes. Outro ponto é também a falta de tempo para produzir esses mesmos conteúdos.

QUE FEEDBACK TENS TIDO DO TEU TRABALHO NO BLOGUE POR PARTE DOS INTERNAUTAS, E ATÉ DOS PRÓPRIOS AUTORES E EDITORAS?
O feedback tem sido muito positivo. Desde o início que mantenho um grupo de leitores fieis que, mesmo com a mudança de plataforma, nunca abandonaram o blogue. Uns comentam mais, outros comentam menos. Agora que é mais fácil responder a comentários, faço questão de deixar umas palavras a cada um. O ano passado fui convidada pela Bertrand para representar o NCDL numa tertúlia de bloggers no Porto. Foi uma experiência interessante de que gostei muito. Não vou negar que fiquei orgulhosa por ver o meu trabalho reconhecido por uma editora como a Bertrand. O blogue permitiu-me também travar amizade com autores supersimpáticos, como o Casimiro Teixeira (o meu conterrâneo) ou a Liliana Lavado (uma querida!), por exemplo.

QUE ASPIRAÇÕES TENS PARA O TEU BLOGUE EM RELAÇÃO AO FUTURO?
Aspirações para o futuro do blogue? Com toda a sinceridade, nada em especial! Quero simplesmente ter motivação para continuar a publicar coisas interessantes, quero continuar a contar com a presença de leitores a ler o que publico, quero dar uma ajuda a mais autores nacionais no que toca a divulgar o seu trabalho e quero que o NCDL fique na blogosfera por muitos 5 anos somados uns aos outros. Mais uma vez, obrigada pela oportunidade Rute! Boas leituras :)

Sem comentários:

Enviar um comentário