sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Entrevista| Interview: Candy Crum


Se acredita que a imortalidade é um dom, então Kailah foi definitivamente abençoada por Candy Crum – ela deu vida perpétua a esta personagem no primeiro volume do livro da saga “The Eternal Series”, intitulado “The Eternal Gift” (“A Dádiva da Eternidade” em português).
Nascida a 17 de Abril de 1985, Candy mora no sul de Indiana (Estados Unidos) com o marido e os dois filhos. Não fique surpreendido se encontrar uma rapariga enigmática com um olhar misterioso ao entrar no Taco Bell – talvez os seus olhos escondam o seu enorme talento para a escrita, como poderá descobrir por si próprio.
A estreia da Candy no mundo literário foi a 18 de Maio deste ano com “The Eternal Gift”. O segundo volume já está a ser escrito e deve publicado em finais de Novembro. Até lá, vamos conhecer um pouco melhor a autora e esta saga.

A sua estreia na literatura deu-se este ano. O que a levou a escrever “The Eternal Series”?
Escrevi “The Eternal Gift”, porque foi uma história que me surgiu na cabeça há 7 ou 8 anos atrás, e que não desapareceu. Estava sempre lá. Tentei escrevê-la uma vez antes, mas não resultou. Agora que está “cá fora”, sinto-me muito bem.

Porque escolheu este género?
Adoro vampiros há muito, muito tempo. E acho que queria mostrar ao mundo como poderia ser um vampiro bonito e fatal, e que poderíamos ter tanto os frios e cruéis, como aqueles que ainda têm um coração.

E os Imortais? Melhor dizendo, e as raízes do Kailah? Onde foi buscar essa ideia?
Ah, bem… fui buscar essa ideia ao lado do meu pai. Na verdade, era minha trisavó que tinha sangue nativo americano, e não o meu avô como no livro. Mas era o seu filho, o meu bisavô, que tinha poderes. Embora fosse apenas meio índio, era capaz de curar queimaduras e eu pensei que era um óptimo ponto de partida para começar o folclore da família de Kailah. Eu sou nativa americana e amo a magia por detrás deles. Acho-os maravilhosos. Eu não sabia muito sobre a minha trisavó, mas calculei que, se o seu filho era poderoso o suficiente para curar queimaduras, então ela também deve ter sido muito poderosa. Deste modo, basicamente transformei-a em Imortal, dando-lhe o nome nativo americano Sayen para Lovely (“Adorável”).

Uau! Isso é interessante! O que mais há no livro que está relacionado com sua vida "real"?
A atitude de Kailah e a sua maneira de abordar as coisas são maioritariamente minhas. Lol! Se ela está a “passar-se” sobre algo, é porque provavelmente eu também me “passaria”! A localização também é pessoal! Eu morava em North Vernon quando comecei a escrever este livro e assim coloquei a acção lá. E nasci em Seymour. Estas duas cidades estão agora localizadas a 48 quilómetros de mim:) Eu mantive a acção local, porque sabia exactamente sobre o que estava a escrever e, dado que nunca estive noutro lugar, porque não definir o meu livro onde estou mais confortável? Em casa!

E sua irmã também se chama Amanda, e a Candy costumava trabalhar na mesma área que a Kailah...
Eu costumava trabalhar com a Kailah e a Amanda numa instituição de cuidados a longo prazo quando obtive a minha certificação para CNA (assistente de enfermagem).

Então há realmente alguém chamado Kailah! O que ela disse sobre a Candy usar o nome dela na sua história?
Sim, eu disse-lhe que queria usar o nome dela, porque achei que era bonito e se escrevia de modo único, e ela ficou realmente animada. Lembro-me que ela me abraçou e disse-me que me adorava, que adorava o meu rosto, ou algo engraçado do género :)  É realmente uma rapariga tonta e engraçada.

Sei que o segundo livro deve sair muito em breve. Pode-nos dizer como estão as coisas e o que podemos esperar dele?
Espero que saia em meados de Novembro, talvez no final. Acho que seria óptimo, mas está um pouco estagnado de momento. Mas quando for publicado, vai ser bem diferente do primeiro. Existem muitos mais personagens neste devido à introdução de lobisomens e demónios. A tradição do lobisomem é uma GRANDE parte deste, e o início dos Vampiros e Lobisomens serão aqui explicados. Tal como acontece com os vampiros, haverá duas raças de lobos. Uma é a dos que são espirituais (muito parecido com os Imortais), e que seguem a compaixão e as leis da natureza. Quando eles nascem/ são criados, são pequenos em tamanho, mas à medida que envelhecem a sua forma de lobo cresce. A rainha dos lobos tem quase 4,5m de altura na sua forma de lobo. Ela é enorme! Os outros lobos são os que matam por prazer ou para proteger os Imortais. Abandonaram as leis da natureza e a sua missão (atribuída pelo próprio Anubis) para manter o mundo igual e equilibrado, por isso foram amaldiçoados por Anubis e permanecem sempre num estado médio; não são bem humanos, nem lobos. São lobisomens de 2,70m de altura que se parecem exactamente com Anubis.

As suas histórias também são baseadas na mitologia egípcia...
Sim:) Eu uso um pouco de tudo, porque acredito que todos os mitos têm alguma verdade. Adoro a magia de tudo isto.

Quanto à questão editorial, está a pensar procurar uma editora? Porquê?
Originalmente estava a tentar encontrar uma, mas tinha muito pouco tempo. As editoras estão a tentar ficar longe de histórias de vampiros, por causa das coisas relacionadas com o “Crepúsculo”. Não sei bem porquê, dado que tal gera dinheiro em grande, mas foi o que me foi dito. Então decidi ficar-me pela auto-publicação. Espero, no entanto, que algo venha ao meu encontro. Não mantenho a minha porta fechada à ideia, porque certamente me dava jeito a ajuda do marketing.

Que feedback está a receber dos leitores?
Até agora tive muita sorte de não ter qualquer feedback negativo. Ouvi imensas coisas maravilhosas sobre o fluxo da história, os detalhes (o que não é um requisito num monte de livros publicados, o que é triste), e os personagens. Há sempre alguém no livro com quem quase todos se relacionam e parecem gostar disso.

E o que diz a sua família? Como reagem a este seu lado?
Eles estão muito orgulhosos – mas ainda não leram. Lol! Pode ser que seja diferente com o próximo, porque é mais "adulto".

Aposto que continuar a escrever está nos seus planos para o futuro.
Mantenho certamente a esperança de transformar isto numa carreira a tempo inteiro! No próximo ano pretendo “levantar” esta série e levá-la a casas de milhares! Adoraria que lessem sobre o mundo de fantasia que criei para eles! Definitivamente não planeio parar tão cedo.

Para seguir a evolução de "The Eternal Series" basta visitar a página do Facebook com o endereço https://www.facebook.com/theeternalseries ou então, se preferir, a página oficial no Twitter em http://twitter.com/#!TheEternalGift/  


SINOPSE
Depois de conhecer uma médica nova e estranha no trabalho, a jovem Kailah descobre que descende de uma poderosa linha de sangue Imortal há muito perdida e esquecida. Ela começa a ter visões e a ver espíritos, e tem dificuldade em controlar que coisas más aconteçam quando está zangada.
Ao longo do caminho, Kailah descobre a terrível verdade sobre quem é e o incrível poder que está trancado dentro dela. Os seus antepassados ​​Imortais querem usá-la para destruir a raça dos vampiros. Por seu turno, os vampiros querem usar o seu poder para destruir os Imortais antecessores.
Mas ocultos nas sombras estão aqueles que a observam desde que nasceu. Eles querem ajudar Kailah a descobrir quem ela é e a aprender a usar as suas habilidades. Eles simplesmente querem que ela tome a decisão certa antes que seja tarde demais. Infelizmente para eles, o tempo não está do seu lado e os Vampiros Rogue têm planos para Kailah que ninguém poderia ter imaginado.

CRÍTICA

Sem comentários:

Enviar um comentário