segunda-feira, 16 de outubro de 2017

OPINIÃO: “Se Eu Fosse Tua”



Título: Se Eu Fosse Tua
Autora: Meredith Russo 
ISBN: 9789896652197
Edição ou reimpressão: 04-2017
Editor: Nuvem de Tinta
Páginas: 264


SINOPSE
Só porque tens um passado, não quer dizer que não possas ter um futuro.
Mudar de escola no último ano e ser a miúda nova do liceu nunca é fácil para ninguém.
Amanda Hardy não é excepção: se quiser fazer amigos e sentir-se aceite, terá de baixar as defesas e deixar que os outros se aproximem. Mas como, quando guarda um segredo tão grande?
Uma história inspiradora e comovente que nos enche o coração e nos ensina que o amor mais verdadeiro e profundo nasce da coragem de sermos nós mesmos.




OPINIÃO
Li este livro no final de setembro de 2017 e dou-lhe quatro estrelas.
Esta é uma história sobre: reaprender a viver, aprender a viver de maneira diferente, viver uma nova vida… Podia dar a volta à questão de várias formas, mas chegaria sempre à mesma conclusão: esta é uma história de coragem para mudar radicalmente de vida. Se receamos as pequenas mudanças, pior será para quem passa pelas grandes. Dir-se-á que é o preço a pagar para que se sintam melhor na sua pele e consigo mesmas; contudo, o preço é demasiado elevado por vezes.
De Andrew a Amanda. Com este livro visitamos brevemente o passado de um trans (como prefere ser chamada) e a porta que se abre para o seu futuro. As amarras do passado, de quem foi, teimam em prendê-la e condicioná-la. Com grande esforço, tenta deixá-las para trás e olhar apenas em frente. E consegue-o efetivamente, só para depois dar um trambolhão quando o seu segredo é descoberto. O melhor é que se ergue mais forte e encontra toda uma comunidade disposta a aceitá-la e apoiá-la, pondo de parte preconceitos e ideais homofóbicos.
O final fica em aberto, deixando ao leitor a hipótese de concluir a história como bem entender. A verdade é que, para a própria Amanda, o futuro era isso mesmo: o que ela bem entendesse. Só tinha que dar o difícil passo de ter coragem e atrever-se a sonhar e a lutar pelo que queria.
Uma nova visão sobre o mundo trans, que nos faz pensar sobre o drama por que passam e a dificuldade em começar a nova vida que tanto ambicionavam.

Sem comentários:

Enviar um comentário