segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Opinião: "O rapaz do pijama às riscas"



Título: O Rapaz do Pijama às Riscas
Autor: John Boyne
ISBN: 9789896600839
Edição ou reimpressão: 07-2011
Editor: BIS
Páginas: 192



SINOPSE
Bruno, de nove anos, nada sabe sobre a Solução Final e o Holocausto. Não tem consciência das terríveis crueldades que são infligidas pelo seu país a vários milhões de pessoas de outros países da Europa. Tudo o que ele sabe é que teve de se mudar de uma confortável mansão em Berlim para uma casa numa zona desértica, onde não há nada para fazer nem ninguém para brincar. Isto até ele conhecer Shmuel, um rapaz que vive do outro lado da vedação de arame que delimita a sua casa e que estranhamente, tal como todas as outras pessoas daquele lado, usa o que parece ser um pijama às riscas.





OPINIÃO
Acabei de ler este livro a 7 de setembro de 2016 e dou-lhe quatro estrelas.
Já tinha ouvido falar bastante do filme deste livro, tanto que decidi, finalmente, procurar a obra. Para minha sorte, estava disponível na Biblioteca Municipal, pelo que a trouxe comigo e a li. 
Gosto que a história seja contada da perspetiva de uma criança. O seu ponto de vista é ingénuo e puro e, ao mesmo tempo, levanta as questões mais básicas que muitas vezes nos fazemos sobre o que se passou. O final é triste e diz tanto... Ler/ ouvir histórias sobre este período emociona-me sempre e esta narrativa não foi exceção. 
Quanto ao filme, vi o DVD logo em seguida. À parte das já tradicionais diferenças entre filme e livro, este reflete uma visão mais adulta e ajuda-nos a perceber certas realidades que não percebemos quando vistas pela perspetiva de Bruno. (Ou filme assim o quer dar a entender...) 
Diferenças à parte, foram ambos interessantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário