sábado, 1 de agosto de 2015

Opinião: "Raven", Sylvain Reynard


Título: Raven - Noites de Florença
Autor: Sylvain Reynard
Tradução: Ester Cortegano
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 448
Editor: Edições Chá das Cinco
ISBN: 9789897101397


SINOPSE
Em Florença, na célebre Galeria Uffizi, estão expostas ilustrações de Botticelli de valor incalculável. Pertencem ao professor de literatura Gabriel Emerson que acedeu ao pedido da esposa em partilhar com o mundo a beleza das obras de arte. 
Quando as ilustrações são roubadas, a principal suspeita é Raven Wood, uma jovem restauradora de arte que trabalha na galeria. Desesperada por limpar o seu nome, descobre que uma figura misteriosa conhecida como o Príncipe de Florença governa o submundo da cidade. 
Ele é perigoso, letal e tudo o que deseja é vingança contra Gabriel e Julianne. Para salvar as suas vidas, Raven terá de enfrentar um mundo de sombras e desafiar a autoridade do Príncipe. Mas será ela capaz de decifrar os enigmas da noite e revelar a verdade?



OPINIÃO
Concluí esta leitura a 24 de julho de 2015 e dou-lhe quatro estrelas.
Em primeiro lugar, que grande falha minha. Pensava que Sylvain Reynard era uma mulher. Ups! My bad...
Em segundo, e quanto ao livro que antecede este, intitulado "O Príncipe", não escrevi nenhuma crítica no blogue, porque não gostei muito da história enquanto conto. Não me cativou nem despertou o interesse. Apenas fiquei curiosa para ver como o autor transitava de um romance erótico para algo com contornos sobrenaturais e, por isso, avancei para a leitura de "Raven".
Quanto a esta história em concreto, não gostei que fosse buscar os Emmerson; a narrativa teria valor por si, não precisava de envolver tanto os Emmerson e trazer uma dose de ficção à realidade deles. A vertente erótica não está tão patente aqui como na série do Gabriel; o autor soube equilibrar os momento existentes com os de ação, entrançando-os bem. "Raven" faz-me lembrar um pouco o "Crepúsculo" no que diz respeito à descoberta da existência de vampiros e aprendizagem sobre a organização e características da espécie. Veremos agora como irá o autor elevar a história a algo para além desta ideia-tipo e distinguir a sua narrativa das existentes que tocam este tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário