sexta-feira, 22 de março de 2024

Quarteto de Veludo, de Jude Deveraux



2024 está a correr bem em termos de leitura; pelo menos, tenho feito um esforço nesse sentido e procurado ler um pouco mais.

Nas minhas idas à biblioteca vi, nas sugestões de leitura, um livro de Jude Deveraux e decidi trazê-lo: era “Promessa de Veludo”, o primeiro da série “Quarteto de Veludo”. Gostei, pelo que escusado será dizer que li logo “Pele de Veludo” e “Balada de Veludo”. Falta-me o “Anjo de Veludo”, mas ainda não chegou à biblioteca, pelo que vou esperar.

Gostei da escrita de Jude Deveraux. Apenas achei que se demorava um pouco na descrição da roupa das personagens; percebo que era para vincar o modo como se vestiam as pessoas naquela época, mas, para mim, não eram necessários tantos detalhes.

A série em si gira em torno de quatro irmãos (os Montgomery) e dos seus relacionamentos/ casamentos. O ponto comum entre eles é o facto de serem homens com carateres vincados, mas que arranjam esposas igualmente fortes, que os deixam a questionar tudo, nomeadamente numa época em que as mulheres se queriam submissas e caladas. A nenhum deles calha uma esposa dessas.

No primeiro e segundo livros tudo bem. Quando cheguei ao terceiro, porém, o mano Montgomery incomodou-me um bocado em termos de comportamento para com a mulher. Acho que lhe daria uns belos açoites.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre esta série, deixo o link da Wook para o primeiro volume: https://www.wook.pt/livro/promessa-de-veludo-jude-deveraux/22142721



Sem comentários:

Enviar um comentário