domingo, 27 de janeiro de 2013

Livros&Blogues


Nome: Desejos de Alma
Administradora: Ivonne Zuzuarte


OI! QUANDO CRIASTE O TEU BLOGUE E O QUE TE MOTIVOU A FAZÊ-LO?
Olá Rute, obrigada pelo convite! Criei o blogue no dia 7 de Setembro de 2012, o que, feitas as contas, perfaz quatro mesinhos! J Sempre tive o bichinho dos blogues e da leitura, mas parei após entrar na faculdade, em 2009. Fiquei mais de 3 anos sem ler um livro e sem ‘bloggar’ nada. Em Abril/Maio de 2012, duas amigas/colegas de faculdade, que também são bloggers e a quem muito agradeço, reiniciaram-me neste mundo. A paixão pela leitura e pela escrita reacendeu-se e assim surgiu o blogue ;)

FALA-NOS UM POUCO SOBRE O TEU BLOGUE.
Há quem diga que é uma “lufada de ar fresco”. Eu cá não sei, mas que me tem dado gozo escrever nele, lá isso tem. O blogue não tem rubricas definidas, é pessoal com uma ligeira vertente literária, por isso, podem encontrar pequenos textos meus. Podem encontrar opiniões, num tom descontraído, como “se estivéssemos num café a trocar opiniões”. Umas são maiores, outras mais pequenas (mas são igualmente boas, cof-cof J). Podem encontrar os meus Devaneios sobre temas que me dão na gana escrever, seja em relação à blogosfera em si, às leituras, às opiniões, a ter um blogue, etc. Faço também uma compilação de dicas que me ajudam a desempenar na escrita e que me inspiram (softwares, sites, blogues de autores, frases e vídeos interessantes, entre outros)…

RELATIVAMENTE AOS OBJETIVOS QUE ESTABELECESTE PARA O TEU BLOGUE, O QUE APONTARIAS COMO MAIS FÁCIL E MAIS DIFÍCIL DE CONCRETIZAR?
Para ser sincera, não estabeleci objetivos para o blogue. Confesso, pronto. Não criei muitas expetativas, nem sequer sou exigente nem ambiciosa. Quando o criei, só queria um espacinho; a blogosfera é grande e há espaço para todos. O mais fácil tem sido criar e manter a minha voz como blogger. E acho que isso se nota bem nas minhas opiniões e nos posts, pelo menos, nos mais recentes. Falar com outras pessoas, sejam seguidores, autores ou bloggers. O mais difícil: arranjar tempo para postar e criar posts. Com a faculdade, o tempo tem sido cada vez mais escasso e mesmo que deixe posts agendados, quando vou a ver, puf... Foram-se todos. É… o tempo adora pregar-nos partidas.

QUE FEEDBACK TENS TIDO DO TEU TRABALHO NO BLOGUE POR PARTE DOS INTERNAUTAS, E ATÉ DOS PRÓPRIOS AUTORES E EDITORAS?
As visitas têm aumentado devagarinho. Os seguidores também, tanto no blogue como no facebook. E gosto que assim seja. O blogue tem tido cada vez mais comentários, o que me deixa muito feliz! Podem falar mal à vontade, eu não censuro comentário nenhum, até respondo a todos. Deixam-me todos com um sorriso. O feedback que tenho recebido tem sido mais no facebook e conversas privadas, a maioria sobre as opiniões. Dizem que gostam da minha escrita (e eu fico babada, claro!). Como referi… há quem diga que é “uma lufada de ar fresco”. Face a isto, que mais posso eu dizer? (Nada, pois já falei demais. Que fazer? Sou uma tagarela.). Feedback dos autores… conheci bastantes, dizem que gostam das opiniões e da divulgação que faço. Prefiro acreditar que é verdade, mas estou sempre recetiva a quem me quiser ensinar para melhorar. Nem que seja para dizer “Ivonne, tens isto mal e aquilo péssimo. Não gosto. É melhor mudares!” J Em relação às editoras, não tenho parcerias, apenas uma colaboração muito ocasional como uma.

QUE ASPIRAÇÕES TENS PARA O TEU BLOGUE EM RELAÇÃO AO FUTURO?

Para o futuro… espero que continuem a visitar o blogue e a gostar do que lá coloco. Quem quiser, está à vontade para se tornar seguidor, claro! Serão bem-vindos. Espero, de igual forma, continuar a apreciar o que tenho feito. De que nos serve bloggar sem paixão? Espero também continuar a conhecer autores e novos autores, a ajudá-los na divulgação, o melhor que eu puder e souber. Eles merecem isto e muito mais! A contactar com outros bloggers e a trocar opiniões. Nada me dá mais prazer do que ver outras pessoas a gostarem de livros dos quais eu não gostei muito e falarmos sobre isso. Porquê? Dá-me a possibilidade de olhar com outros olhos para livro x ou y e isso, parecendo que não, torna-nos multifacetados e mais maleáveis e ‘sensíveis’ aos pontos de vista dos outros. E, pronto, agora que já falei tudo – e demais até! – quero agradecer-te pelo convite! Muito obrigada Rute. Btw, adoro a borboleta que tens no banner! Já disse que adoro o bichinho? Pois…


2 comentários:

  1. Obrigada, Rute :)

    Também já divulguei no meu blog! Tem andado parar, mas não podia deixar passar esta novidade boa :D eheh

    beijinho**

    ResponderEliminar
  2. Obrigado eu pela disponibilidade, *Ray ;-)

    ResponderEliminar