quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Opinião: "Entre o agora e o nunca"


Título: Entre o Agora e o Nunca
Autora: J. A. Redmerski
Edição/reimpressão:2014
Páginas: 464
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722351829


SINOPSE
Camryn Bennett decide, com a impetuosidade dos seus 20 anos, abandonar um quotidiano previsível e aventurar-se numa viagem sem destino em busca de si própria. Entra num autocarro de longo curso e deixa-se ir ao sabor do momento. É então que conhece a pessoa que irá mudar para sempre a sua vida - Andrew Parish, um jovem que vive a vida intensamente. O espírito livre e aventuroso de Andrew exerce sobre Camryn um poderoso fascínio e, pouco a pouco, vai quebrando as suas defesas, libertando-a das convenções que a impedem de viver plenamente o presente e expondo os seus desejos mais secretos. Sensual e inspirador, este romance fala-nos do amor, da paixão, do erotismo... e da coragem de vivermos até ao limite sem nos trairmos a nós próprios.



OPINIÃO
A leitura deste livro foi concluída a 22 de agosto de 2015 e dou-lhe cinco estrelas. Adorei!
A leitura foi fluída e as cenas sucederam-se sem esforço. Exceto a reta final, mas já lá vou. 
Gostei particularmente da doçura da história, do sentimento de carinho transmitido. Todo o romance acaba por ter uma parte sexual e este tem-na efetivamente; contudo, achei que autora tentou introduzir quase à força uma parte mais obscena desnecessária. O leitor já estava cativado, não era preciso enveredar por uma vertente mais "dirty" que depois não manteve.
As personagens são interessantes e cada qual tem o seu drama; achei foi o drama de Andrew demasiado repentino - e agora entro na reta final que mencionei antes: a doença e, particularmente, a cena após a leitura da carta... credo, como é que se chegou ali? Demasiado rápido, demasiado incompleto. 
Dado que gostei da história em termos gerais, vou passar à leitura do próximo volume.




domingo, 23 de agosto de 2015

Opinião: "A Estação da Paixão"


Título: A Estação da Paixão (Trilogia Seasons, Vol. 2)
Autora: Sadie Matthews
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 304
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898800374


SINOPSE
Uma história romântica e provocante sobre as fronteiras do amor e os abismos da submissão.
Flora Hammond encontra-se a estudar representação em Paris, perseguindo o sonho de se tornar atriz. Mas não é fácil escapar às atenções públicas que o seu privilegiado estatuto desperta, muito menos lidar com um pai poderoso e obcecado com a segurança das filhas. Para piorar as coisas, a sua irmã mais nova, Freya, acaba de fugir com o guarda-costas.
Enquanto tenta lidar com o que se passa na sua família, Flora conhece Andrei Dubrovski, um misterioso homem de negócios, e uma escaldante atração emerge entre eles. Apesar de avisada para os riscos desse envolvimento, Flora não é capaz de lhe resistir.
Nesse novo mundo que se revela, a paixão entre Flora e Andrei parece ultrapassar a cada dia novos limites. E nada a faz serenar. Nem o vislumbre da dor.



OPINIÃO
Concluí a leitura deste livro a 19 de agosto de 2015 e dou-lhe quatro estrelas.
Achei bem que a autora pegasse no Andrei, embora a personagem não se pareça em quase nada com a versão apresentada  nos livros do Dominic. Apenas o final reflete um pouco da versão anterior da personagem e ainda há que esperar para ver em que medida fará justiça à mesma.
Gostei da Flora; pareceu-me suficientemente interessante e manteve a minha atenção ao final. Contudo, achei-a demasiado doce; gostava de vê-la rebelar-se no próximo volume. Venha ele ;-) 


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Opinião da série "Divergente"

Olá!
Tenho andado muitoooo afastada do blogue, é verdade. O que tenho feito? Trabalhado muito, não só na ocupação habitual, mas também na associação cuja direção integro. 
A escrita... bem, infelizmente não tenho conseguido desenvolver muito o novo projeto. Tenho 60 e poucas páginas e mal consigo ter tempo para escrever e quando arranjo tempo livre, estou tão saturada do computador que nem consigo ligá-lo para escrever. É uma situação complicada e difícil de dar a volta. Basicamente, vou demorar um bocadinho até que tenha um novo projeto concluído. 
Mas tenho lido! Em novembro de 2014 li "Divergente", de Veronica Roth e nas últimas semanas decidi concluir a leitura da trilogia. Embora já tenha publicado a opinião de "Divergente" aqui (http://rutecanhoto.blogspot.pt/2014/12/opiniao-divergente-veronica-roth.html), vou escrever uma opinião geral da série.


Concluí então a leitura da trilogia a 13 de agosto de 2015 e dou quatro estrelas a todos os livros.
Gostei bastante do primeiro volume. Como referi no post que escrevi na altura "foi fácil acompanhar a narrativa e perceber a divisão entre as fações e o que é esperado de cada uma delas. Também gostei da Beatrice e da maneira racional como opera, em regra geral. Sabe as suas limitações e tenta compensá-las da melhor forma possível, de modo a que não se tornem numa desvantagem. Ainda sobre as personagens, achei uma pena o que a autora reservou para a mãe da Tris, pois acho que tinha muito mais para dar."
O segundo volume também me cativou e parti logo para o terceiro. A história das experiências genéticas foi um bocadinho estranha ao início e aquelas explicações todas de rajada foram um pouco confusas. No final, as noções já se tinham entranhado e tornou-se mais fácil perceber, mas continuei sem gostar muito da ideia. O que detestei mesmo foi o final. É verdade que a vida não é um mar de rosas e dá muitas voltas, muitas vezes desagradáveis, mas tinha esperança num final feliz. Entristeceu-me a via escolhida.
Vamos lá agora ver os filmes ;-)

sábado, 1 de agosto de 2015

Opinião: "Raven", Sylvain Reynard


Título: Raven - Noites de Florença
Autor: Sylvain Reynard
Tradução: Ester Cortegano
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 448
Editor: Edições Chá das Cinco
ISBN: 9789897101397


SINOPSE
Em Florença, na célebre Galeria Uffizi, estão expostas ilustrações de Botticelli de valor incalculável. Pertencem ao professor de literatura Gabriel Emerson que acedeu ao pedido da esposa em partilhar com o mundo a beleza das obras de arte. 
Quando as ilustrações são roubadas, a principal suspeita é Raven Wood, uma jovem restauradora de arte que trabalha na galeria. Desesperada por limpar o seu nome, descobre que uma figura misteriosa conhecida como o Príncipe de Florença governa o submundo da cidade. 
Ele é perigoso, letal e tudo o que deseja é vingança contra Gabriel e Julianne. Para salvar as suas vidas, Raven terá de enfrentar um mundo de sombras e desafiar a autoridade do Príncipe. Mas será ela capaz de decifrar os enigmas da noite e revelar a verdade?



OPINIÃO
Concluí esta leitura a 24 de julho de 2015 e dou-lhe quatro estrelas.
Em primeiro lugar, que grande falha minha. Pensava que Sylvain Reynard era uma mulher. Ups! My bad...
Em segundo, e quanto ao livro que antecede este, intitulado "O Príncipe", não escrevi nenhuma crítica no blogue, porque não gostei muito da história enquanto conto. Não me cativou nem despertou o interesse. Apenas fiquei curiosa para ver como o autor transitava de um romance erótico para algo com contornos sobrenaturais e, por isso, avancei para a leitura de "Raven".
Quanto a esta história em concreto, não gostei que fosse buscar os Emmerson; a narrativa teria valor por si, não precisava de envolver tanto os Emmerson e trazer uma dose de ficção à realidade deles. A vertente erótica não está tão patente aqui como na série do Gabriel; o autor soube equilibrar os momento existentes com os de ação, entrançando-os bem. "Raven" faz-me lembrar um pouco o "Crepúsculo" no que diz respeito à descoberta da existência de vampiros e aprendizagem sobre a organização e características da espécie. Veremos agora como irá o autor elevar a história a algo para além desta ideia-tipo e distinguir a sua narrativa das existentes que tocam este tema.