terça-feira, 30 de dezembro de 2014

61 livros lidos em 2014


Yep, 61 é o número de livros lidos em 2014. Sei que não são muitos, mas o tempo disponível não deu para mais. Mesmo assim, ainda li mais quatro do que no ano passado, lol! É verdade, o Goodreads este ano disponibilizou umas aplicações engraçadas, que nos permitem ver todos os livros lidos este ano e as estatísticas em relação a anos anteriores. 
Promessas quanto a leituras para o próximo ano não posso fazer, mas tenciono voltar a aderir ao desafio Goodreads, estabelecendo a mesma meta das 50 obras ou lá perto; ainda tenho de pensar bem, até porque quero dedicar-me um pouco mais à escrita e isso roubará o tempo que tinha para a leitura. Seja como for, ler e escrever estão nos meus planos para 2015 ;-)



segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Opinião: "A Mulher Silenciosa"



Título: A Mulher Silenciosa
Autor: A. S. A. Harrison
Tradução: Maria do Carmo Figueira
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 272
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722352765


SINOPSE
Jodi Brett e Todd Gilbert vivem juntos há vinte e dois anos, num confortável apartamento em Chicago com vista para o lago. Os dias decorrem numa tranquilidade aparente, à medida que a sua relação se vai lentamente consumindo. Até ao dia em que Jodi fica a saber que Todd tem um relacionamento sério com a filha de um dos seus melhores amigos, Natasha Kovacs. Em estado de negação, Jodi não reage quando Todd lhe diz que vai casar com Natasha ou quando a avisa de que ela terá de abandonar o apartamento onde vivem. Mas este será, para Jodi, um ponto de viragem sem regresso possível. Um romance avassalador, misto de comédia de costumes e thriller psicológico, que nos revela o lado negro do casamento e até onde uma mulher é capaz de ir quando já nada mais tem a perder.

OPINIÃO
Acabei de ler este livro a 22 de dezembro de 2014 e dou-lhe três estrelas.
O que dizer sobre o livro? Não me é fácil escrever esta opinião, mas há aspetos de que gostei mais e outros de que gostei menos e vou centrar-me nisso. Começando pelo que mais gostei, agradou-me o tema; pegou-se em algo comum e tentou-se atribuir-lhe um significado mais profundo e que nos faz pensar, levando a tópicos subjacentes como o desgaste de uma relação, o vivermos confortável e conformados com o outro, a rotina diária e o quebrar da mesma, a coragem ou cobardia para mudar de um dia para o outro, a loucura que os ciúmes podem despoletar, o reaprender a viver. Gostei de ler sobre este processo. Não gostei tanto foi das divagações, como as visitas de Jodi a Gerard, que, para mim, nada vieram acrescentar à história e eram desnecessárias.
No final, admito que fiquei um pouco confusa quanto à autoria do homicídio de Todd. Por um lado, isso até é bom, pois retira a previsibilidade à história e ficamos com as nossas ilações, sendo chamados a dizer o que pensamos que sucedeu; gosto desse processo de participação do leitor. O que acho que aconteceu, vou guardar para mim para que o próximo leitor possa tirar as suas próprias conclusões ;-) 


terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Opinião: “Prazer Ardente”, Lisa Kleypas



Título: Prazer Ardente
Autora: Lisa Kleypas
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 304
Editor: 5 Sentidos
ISBN: 978-989-745-007-5


SINOPSE
Depois de três temporadas em Londres em busca de pretendente, o pai de Daisy Bowman informa-a de que deverá arranjar marido. E depressa. E se Daisy não conseguir desencantar um candidato adequado, terá de se casar com um homem da escolha do pai: o cruel e emproado Matthew Swift. Daisy está aterrorizada, mas uma Bowman jamais admite a derrota. E, por isso, a jovem decide fazer os possíveis para arranjar outro pretendente que não Matthew. Mas Daisy não contava com o charme inesperado de Swift… nem com a sensualidade escaldante que depressa brota entre ambos, acabando por descobrir que, apesar de segredos e intrigas que o destino teima em impor, o homem que sempre odiou poderá ser aquele com que sempre sonhou.

OPINIÃO
Terminei esta leitura a 10 de dezembro de 2014 e dou-lhe três estrelas.
Este foi um livro que ofereci de presente e que, depois, me emprestaram para ler. Gostei da história no geral, mas acho que é muito romântica e que devia ser um pouco mais crua nos momentos “quentes”. Talvez a autora tenha receio de descrever as cenas eróticas, mas não devia ter, pois daquilo que li, não se safa mal; devia arriscar mais e aprofundar as cenas. Quanto ao argumento principal, é banal e nada inovador, mas desde que uma história seja bem escrita, o autor saberá cativar. Eu gostei =)


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Opinião: “Obsessão” e “Confissão”




Título: Obsessão (Este Homem - Volume 2)
Autora: Jodi Ellen Malpas
Tradução: Carlos Pereira
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 576
Editora: Editorial Planeta
ISBN: 9789896575250

SINOPSE
Neste segundo livro da trilogia continua a história entre o aristocrata Jesse Ward e a jovem designer de interiores Ava O’Shea.
Jesse Ward afogou-a com a intensidade e surpreendeu-a com a paixão, mas manteve-a à margem dos seus segredos obscuros e coração partido. Deixá-lo era a única maneira que Ava teria para se libertar do romance demasiado conturbado. Mas também devia ter desconfiado que era impossível fugir dele. Agora Jesse voltou à sua vida, determinado a recordá-la dos prazeres sensuais que partilharam. Ava está também decidida a descobrir a verdade oculta na frieza deste homem.
Isso significa envolver-se de outra forma com o Senhor do Solar. E é isso mesmo que ele quer dela…




Título: Confissão (Este Homem - Volume 3)
Autora: Jodi Ellen Malpas
Tradução: Nuno Daun e Lorena
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 528
Editora: Editorial Planeta
ISBN: 9789896575540

SINOPSE
The Manor, o local onde começou a sua história de amor apaixonada, enche-se de convidados para o que deverá ser o dia mais feliz das vidas de Ava e Jesse.
Ela aceitou que nunca conseguirá domar o lado selvagem de Jesse, e também não o deseja fazer. O seu amor é profundo, sua ligação poderosa, mas quando pensa que por fim tudo está bem, de súbito surgem mais dúvidas e perguntas, levando Ava a suspeitar que Jesse Ward poderá não ser o homem que pensa que é. Ele sabe como levá-la para um lugar além do êxtase… mas também a conduzirá ao desespero? É chegada a hora de este homem se confessar. Amor, intensidade, intriga e desespero na conclusão da trilogia que apaixonou milhares de leitores em Portugal e todo o mundo.

OPINIÃO
Embora tenha avaliado o primeiro livro à parte, vou avaliar estes dois em conjunto e tecer uma opinião geral sobre a trilogia.
Acabei de ler “Obsessão” a 29 de novembro e dou-lhe três estrelas; quanto a “Confissão”, concluí a sua leitura a 8 de dezembro e dou-lhe quatro estrelas numa escala de uma a cinco.
Tendo em conta que as classificações variam entre três e quatro estrelas, é claro que gostei da série. Achei-a muito intensa, demasiado às vezes e até exasperante. A necessidade constante de domínio de Ward, a indecisão de Ava que ora queria, ora não queria… isso tirou-me do sério por vezes. No final, compreende-se melhor a posição de Jesse, mas acho que a autora errou um pouco ao revelar tudo de uma vez; preferia ter ficado a saber as coisas aos poucos. A história da Ruth, o casamento, os filhos… surgiu tudo de supetão e até me pareceu um pouco estranho o enquadramento dado à Ruth que afinal tinha outro nome.
Seguir o trabalho da autora não está fora de questão, mas espero que tenha personagens menos teimosas.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Opinião: "As promessas da noite"



FICHA TÉCNICA
Título: As promessas da noite
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 264
Editor: 5 Sentidos
ISBN: 978-972-0-04631-4


SINOPSE
O fim de relação com Dominic deixou Beth de coração despedaçado. Acreditara desde o início na força daquele amor que seria eterno, mas um mal-entendido mostrou-lhe a fragilidade da relação e deitou tudo a perder. Por mais que tentasse evitar a constante presença e interferência de Andrei Dubrovski no seu relacionamento, o poder deste impedia-a de ser livre.
Desde que o conhecera que Andrei teimava em impedir a sua felicidade junto a Dominic, e desta vez parecia ter finalmente alcançado o seu objetivo. Dominic partira rumo a um novo projeto profissional e, porventura, a uma nova vida amorosa sem Beth. Mas será que Andrei conseguirá o que quer? 
A persistência de Beth no amor que sente por Dominic, e a certeza de que nada pode ter feito de errado, irão levá-la a viajar desesperadamente até Paris, atrás de Dominic, na esperança de uma reconciliação e, quem sabe, de provar que o verdadeiro amor pode superar as mais graves das provações.

OPINIÃO
Concluí a leitura deste livro a 28 de novembro de 2014 e dou-lhe duas estrelas.
Definitivamente, esta trilogia não consta das minhas preferidas. Não achei o Andrei credível e acho que foi subvalorizado neste livro. Também as imensas descrições me deram cabo da paciência. O que gostei mais foi da afirmação da personagem de Dominic. O final... bem, aquilo foi o fim? Aparentemente sim, pois daquilo que pesquisei não existe próximo volume. Deixa muito a desejar...


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Capa do Dia



Enquanto procurava um livro da Sylvia Day no outro dia, encontrei esta capa, que achei simples, mas engraçada. O que acham dela?

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Opinião: "O Amante", Jodi Ellen Malpas



FICHA TÉCNICA
Título: O Amante (Este Homem - Volume 1)
Tradução: Mário Dias Correia
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 528
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896575021

SINOPSE
O Amante é o primeiro livro da trilogia Este Homem, que narra a história do aristocrata Jesse Ward e de Ava O’Shea, uma jovem designer de interiores. 
Quando Ava é contratada para um trabalho no Manor, nunca pensou ir encontrar Jesse, um homem confiante, lindo de morrer e em busca de prazer sem limites. Ava tenta resistir, mas não consegue controlar o desejo irresistível que Jesse lhe desperta. Ela tem consciência que poderá vir a sofrer e, embora o instinto lhe diga para sair desta situação enquanto é tempo, ele não está disposto a deixá-la ir. Jesse está determinado a tê-la.

OPINIÃO
Acabei de ler este livro a 25 de novembro de 2014 e dou-lhe 3 estrelas, por me ter suscitado opiniões antagónicas. Por um lado, gostei da história, na medida em que é intensa e mexe com os sentimentos e nos faz querer ler mais e mais. O problema é que me irritei com a Ava. Quando estava com o Jesse, resistia, mas lá baixava as defesas e admitia que gostava dele; assim que o homem se ia embora, fazia fita e lá se punha a fugir. Caramba, ou quer ou não quer! Irra! Ah, e aquele controlo todo do homem também tira a paciência. Que tal um meio-termo? 
Claro que vou continuar a ler a trilogia, até porque quero saber o final da história.
Quero ainda destacar que fiquei contente por saber que, inicialmente em 2012, a autora autopublicou este livro e a resposta maciça das leitoras motivou-a a terminar a trilogia. Catapultada para o número 1 do New York Times, a trilogia Este Homem converteu-se no fenómeno do ano, coroando Jodi Ellen Malpas como a nova rainha do romance erótico. Para quem escreve, é motivador conhecer casos destes, de sucesso.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Lançamento de "Redimidos"



E já está: "Redimidos" já está disponível para todos os interessados em adquirir o livro.
O lançamento foi na sexta-feira, dia 5 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, por ocasião da XVIII Feira do Livro. 
Além do discurso do Sr, Presidente da Câmara Municipal de Alcácer, houve ainda a participação especial da convidada Diana Faustino, que partilhou a sua opinião sobre a trilogia "Redimidos". 
Sinceramente, e tendo em conta que estreava uma peça de teatro nessa noite, nunca esperei ter tanta gente presente. Foi um verdadeiro auditório cheio de calor humano numa noite gelada, facto por que estou bastante grata. Espero que gostem do livro!



» Vídeo com rápida leitura de dois parágrafos da página 230 de "Redimidos", que contêm uma referência histórica real referente à Capela de S. Bartolomeu, que integra o Santuário do Senhor dos Mártires, localizado em Alcácer do Sal: https://www.facebook.com/video.php?v=604883082973142&set=vb.539394999521951&type=2&theater


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Novo blogue Olinda P. Gil




A Olinda P. Gil, autora do e-book de sucesso "Sudoeste"(Coolbooks) tem um novo site. Para acederem ao mesmo basta irem a http://olindapgil.blogspot.pt/ 
Passem por lá e apoiem esta promissora autora portuguesa ;-)


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Novo livro da Carla M.Soares




Carla M. Soares, autora de sucessos como "Alma Rebelde" e "A Chama ao Vento", está de volta com um novo livro. Intitulado "O Cavalheiro Inglês", a obra está a partir de hoje disponível nas livrarias, podendo também ser encontrada online, por exemplo, na Wook em http://www.wook.pt/ficha/o-cavalheiro-ingles/a/id/16069705. Para os amantes de romances históricos, aqui partilho a ficha técnica e a sinopse:

FICHA TÉCNICA
Título: O Cavalheiro Inglês
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 400
Editor: Marcador
ISBN: 9789897541254
Coleção: Marcador Literatura

SINOPSE
PORTUGAL. 1892. Na sequência do Ultimato inglês e da crise económica na Europa e em Portugal, os governos sucedem-se, os grupos republicanos e anarquistas crescem em número e importância e em Portugal já se vislumbra a decadência da nobreza e o fim da monarquia.
Os ingleses que permanecem em Portugal não são amados.
O visconde Silva Andrade está falido, em resultado de maus investimentos em África e no Brasil, e necessita com urgência de casar a sua filha, para garantir o investimento na sua fábrica.
Uma história empolgante que nos transporta para Portugal na transição do século XIX para o século XX numa descrição recheada de momentos históricos e encadeada com as emoções e a vida de uma família orgulhosamente portuguesa.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Opinião: "Divergente", Veronica Roth



Título: Divergente
Autora: Veronica Roth
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 352
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04381-8


SINOPSE
Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.
Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.

OPINIÃO
Terminei a leitura deste livro a 17 de novembro de 2014 e dou-lhe quatro estrelas.
Tal como referi antes, tem sido difícil sentir-me cativada por livros ultimamente, mas a Veronica Roth conseguiu-o: gostei bastante desta história e tenciono ler o resto da trilogia. Até vi logo o filme a seguir, mas é melhor não falar das diferenças entre um e outro; já me habituei a separar uma história da outra...
Foi fácil acompanhar a narrativa e perceber a divisão entre as fações e o que é esperado de cada uma delas.
Também gostei da Beatrice e da maneira racional como opera, em regra geral. Sabe as suas limitações e tenta compensá-las da melhor forma possível, de modo a que não se tornem numa desvantagem. Também gostei do Tobias, mas o livro não revelou muito sobre ele; talvez num próximo volume. Ainda sobre as personagens, achei uma pena o que a autora reservou para a mãe da Tris, pois acho que tinha muito mais para dar. Quem sabe se o passado da mãe não irá influenciar a filha?
Como não disponho dos restantes livros da trilogia, vou ter de fazer uma pausa nesta série... por agora.