sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Formação Blogtailors

Olá!
Embora nunca tenha frequentado nenhum dos cursos da Blogtailors, achei que era interessante dar a conhecê-los, até porque pode haver alguém que não os conheça e até queira frequentar algum. Aqui deixo então o link para a área de formação: 
Se tivesse tempo, talvez aproveitasse um ou outro. E vocês, há algum que vos interesse?


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Saramago na Porto Editora

FONTE:
http://www.publico.pt/cultura/noticia/jose-saramago-vai-passar-a-ser-editado-pela-porto-editora-1621587


«Herdeiras de Saramago assinaram contrato de seis anos com a Porto Editora

Herdeiras do Nobel chegaram a acordo com o grupo editorial. Obra de Saramago estará ligada à empresa pelo menos nos próximos seis anos.

As herdeiras de Nobel da Literatura português e a editora portuense firmaram esta quarta-feira um acordo de seis anos para a edição e promoção da obra literária do autor de Memorial do Convento e Ensaio sobre a Cegueira.
Para além da edição em papel e e-book dos livros do Nobel da Literatura de 1998 em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa, o texto do acordo — segundo o comunicado divulgado pela PE — contempla também "o compromisso de definir estratégias conjuntas de divulgação da obra do escritor em todo o mundo, com especial atenção à comunidade lusófona".
"É um privilégio acolhermos a vastíssima obra literária de um dos mais importantes escritores portugueses de sempre", diz Manuel Alberto Valente, o editor da PE que ficará responsável pela obra de Saramago, citado pelo referido comunicado. E acrescenta acreditar que "a Porto Editora é a melhor casa para um escritor da dimensão de José Saramago".
No comunicado, a PE explica ainda as razões que levaram as herdeiras de José Saramago (1922-2010) — a sua filha Violante Saramago Matos e a viúva, Pilar del Río — a optar pelo grupo editorial portuense como a nova chancela do escritor: o facto de o Prémio Literário José Saramago, lançado em 1999, ser promovido pela Fundação Círculo de Leitores, que integra o grupo PE desde 2010; e "o impulso que o Círculo de Leitores deu à carreira literária de José Saramago com a edição do livro Viagem a Portugal (1981), que veio a permitir que se dedicasse a tempo inteiro à escrita".
Reafirmando também estas razões históricas e afectivas, o comunicado que a Fundação José Saramago também emitiu a anunciar o acordo com a PE sublinha igualmente o facto de esta ser "uma empresa totalmente portuguesa, que se dedica ao livro desde a sua fundação".
Ao mesmo tempo, a fundação justifica a escolha da PE pelo facto de o legado de José Saramago exigir "uma dedicação permanente e um trabalho contínuo no sentido de o preservar, divulgar, levar ao conhecimento de cada vez mais pessoas — enfim, de o perpetuar".
Ao PÚBLICO, o administrador da fundação, José Sucena, explicou que o acordo prevê "a duração de seis anos". E remeteu para a editora o estabelecimento do plano de edições. "Mas há um conjunto de livros que estão livres, cujos contratos já terminaram, e que esperamos que possam ser reeditados pela Porto Editora já a partir do mês de Abril", adiantou José Sucena. 
Do lado da PE, Manuel Alberto Valente disse que "este contrato é simultaneamente um ponto de chegada e um ponto de partida", esclarecendo que só a partir de agora irão trabalhar na planificação das edições, com base nos títulos já libertos de direitos. O editor portuense admitiu, contudo, como desejável e provável que "os primeiros livros possam vir a ser lançados na Feira do Livro, no final de Maio".
Para mais tarde, até final do ano, ficará a publicação do inédito de Saramago, com o título Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas. 
José Sucena revelou ao PÚBLICO que houve cinco outras casas editoras que contactaram a fundação manifestando interesse em pegar na obra de Saramago, o que demonstra "não apenas o valor da sua obra mas também o carinho e o respeito que o autor concita", como é referido no comunicado da fundação.
A obra de Saramago vinha sendo publicada nos últimos anos pelo Grupo Leya, desde que este grupo editorial adquiriu a Caminho, a chancela histórica do Nobel português, cujo primeiro livro aí publicado foi A Noite, em 1979.
Há pouco mais de uma semana, a Leya anunciou, em comunicado, o rompimento da relação contratual com as herdeiras de Saramago e, poucos dias depois, a Fundação Saramago admitia a possibilidade de vir ela mesmo a publicar o escritor, mas remetendo para esta semana a decisão definitiva.
José Sucena explicou agora que a fundação desistiu de pegar no lançamento editorial do Nobel português "por razões de facturação e de distribuição".


Stories do Alentejo contadas na Biblioteca do Torrão




O Alentejo descrito em livro pelos olhos de doze autores vai ser apresentado no polo da Biblioteca Municipal no Torrão, no próximo sábado (1 de fevereiro), às 16h. 

Intitulado “Stories do Alentejo”, o livro editado pela Lugar da Palavra recua ao momento em que aviões começaram a rasgar os céus da planície. Ao vê-los, o guardador de gado e criador de sonhos Zé Aranha idealizou um manual de exploração de itinerários ao sul e de promoção de saberes regionais, para acabar com o desconhecimento dos visitantes acerca daquela área. Com a ajuda do compadre Joaquim Zorro fez nascer as “Stories do Alentejo”, treze contos narrados por contadores alentejanos de reconhecido mérito: Antónia Luísa Silva, Dora Gago, Fernando Évora, Joaninha Duarte, José Teles Lacerda, Manuela Pina, Maria Ana Ameixa, Maria Morais, Miguel Brito de Oliveira, Miguel Morais e Vítor Encarnação.

Luís Miguel Ricardo é o coordenador deste projeto e vai marcar presença nesta apresentação juntamente com alguns dos contadores de histórias. Segue-se depois a atuação do Coro da Universidade Sénior do Torrão, que vai presentear o público com um apontamento de cante alentejano.



FONTE: nota de imprensa da Câmara Municipal de Alcácer do Sal

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Capa do Dia

A Capa do Dia desta semana foi enviada pela D. Santos, a quem agradeço desde o seu contributo. Enviem-me também vocês uma das vossas capas de livros preferidas para rutecanhoto1@gmail.com. Fico à vossa espera!




Descontos na Wook hoje!



*Campanha de promoção do livro e incentivo à leitura, válida no dia 29 de janeiro, no horário de Portugal continental, em todos os livros exceto eBooks, livros escolares e técnicos. Nos livros editados há menos de 18 meses aplicar-se-á apenas o desconto de 20% que é o máximo permitido pela Lei para esta campanha. Campanha não acumulável com outros descontos e/ou promoções, incluindo a utilização de saldo PPL.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Leya ou não Leya?

Bem, já viram as notícias da última semana sobre as saídas da Leya? Aqui deixo uma notícia retirada do Público online para os curiosos.



Miguel Sousa Tavares abandonou grupo Leya, que não considera "vocacionado para a edição de livros"



23/01/2014 - 19:10 (actualizado às 20:40)

"A Leya matou a identidade das editoras" que agregou, diz um dos best-sellers literários do país, cujo nome se junta ao de Saramago, João Tordo e outros autores prestigiados que abandonaram o grupo.

Foi já há dois meses que o escritor Miguel Sousa Tavares abandonou o grupo editorial Leya. No entanto, só esta quinta-feira o autor confirmou ao PÚBLICO a sua saída, um dia depois de se tornar pública a quebra de contrato do mesmo grupo com as herdeiras do Nobel José Saramago. Sousa Tavares fala de “descontentamento” quanto ao trabalho do grupo. Na sua opinião, este “matou a identidade das editoras” que agregou desde a sua fundação, em 2008. “Não creio que o grupo Leya esteja vocacionado para a edição de livros.” Também há dois meses, João Tordo começou a ponderar a sua saída da Leya, que confirmou esta quinta-feira ao PÚBLICO.

Sousa Tavares, um dos autores que mais livros vende em Portugal, diz achar que "a Leya partiu do princípio que juntando várias editoras faziam sinergias e conseguiam fazer melhor, mas isto não é como juntar as salsichas Nobre com as salsichas Aveirense”.

O último romance do escritor, Madrugada Suja, já foi editado em 2013 pelo Clube do Autor, a pequena editora de que é sócio com Margarida Rebelo Pinto e que foi criada em 2010 por vários ex-membros da Oficina do Livro, a chancela que o editava na Leya, após ter sido comprada pelo grupo. O Clube do Autor reeditou, aliás, Equador. Sousa Tavares “não tinha contrato global com a Leya, tinha contrato livro a livro e feito só quando os livros saíam”, explicou. “Não nos entendemos e resolvi acabar [a relação com o grupo]. À medida que os livros vão acabando o prazo de cada contrato, eu saio”, pormenoriza, explicando que foi o que permitiu a reedição de Equador no Clube do Autor.

Também no ano passado o catálogo da poeta Sophia de Mello Breyner Andresen, mãe de Sousa Tavares, saíra da Leya para o outro grande grupo português, a Porto Editora. Aquando do lançamento de Madrugada Suja, em Maio,o autor disse ao PÚBLICO que iria publicar na Leya o livro em que está ainda a trabalhar e que a sua relação contratual com o grupo se mantinha. Agora, a edição do próximo romance de Sousa Tavares, em fase de pesquisa, está de novo no mercado, mas o escritor só pensará no seu destino quando o completar.

“Sempre funcionei com um livro à vista”, explica. “Nunca aceitei propostas para ficar avençado e publicar um romance todos os anos, como não aceitei a última proposta da Leya que foi pagar-me à cabeça um adiantamento muito substancial por conta do meu eventual e futuro romance.” A Leya foi contactada ao final da tarde pelo PÚBLICO, que aguarda uma reacção do grupo.

Neste momento, Sousa Tavares, que aponta também como motivação para a saída “um desentendimento a nível do que [considera] dever ser uma relação de cavalheiros”, terá oito ou nove obras ainda sob contrato com a Leya. “Mas provavelmente chegaremos a acordo para eu sair [com] tudo de uma vez”, acredita. Dois dos seus livros infantis já estão novamente nas suas mãos, mas ainda em fase de definição de destino editorial.

Descontente com a falta de sensibilidade do grupo para as especificidades da actividade editorial e do cultivo da relação com os escritores, Sousa Tavares diz ainda que a edição das suas obras no Brasil se deveu ao seu próprio esforço. "Quando compraram a Oficina do Livro, falaram de coisas fantásticas que iam fazer e nunca aconteceram, como o agenciamento no estrangeiro, no mercado angolano ou brasileiro.”

O grupo Leya, que em 2007 afirmou querer ser “o maior grupo de língua portuguesa”, perdeu nos últimos anos alguns dos seus autores de expressão portuguesa de maior prestígio – Saramago e Sophia juntaram-se a Mário de Carvalho (que deixou a Caminho, da Leya, em 2012 rumo à Porto Editora), José Eduardo Agualusa (desde o início de 2013 na Quetzal, do grupo Porto Editora), Richard Zimler (na Porto Editora desde 2013), Pedro Rosa Mendes (transferiu-se para a Tinta da China em 2012), Almeida Faria (que chegou a ser editado pela Leya e cujas reedições passaram para a Assírio & Alvim, também parte da Porto Editora, em 2013) e, agora, João Tordo.

Este último, vencedor do Prémio José Saramago em 2009, disse ao PÚBLICO que não há problemas com a Leya na origem da sua decisão de publicar o seu próximo romance numa editora cujo nome ainda não quis revelar. “Nada de quezílias, nem incumprimentos; nem motivos financeiros”, disse Tordo, satisfeito com o “óptimo trabalho de divulgação e venda” da sua obra.

Na próxima semana, a Fundação José Saramago anunciará quem acolherá e distribuirá a obra do Nobel português no futuro, estando em cima da mesa a possibilidade de ser a própria fundação a assumir a tarefa. Ainda assim, no sector fala-se da possibilidade de ser também a Porto Editora, uma das mais bem posicionadas para suceder à Leya ou, pelo menos, para assegurar a distribuição de um catálogo com o peso do de Saramago. Contactada pelo PÚBLICO, a Porto Editora não fez comentários.

Miguel Sousa Tavares estreou-se no romance com Equador em 2003, seguindo-se Rio das Flores (2007) e No Teu Deserto (2009). É também autor das crónicas e contos de Não Te Deixarei Morrer, David Crockett (2001) e dos relatos de viagens Ukuhamba – Manhã de África (2010), co-assinado com o seu filho, Martim Sousa Tavares, e Sul (2004,) mas também do livroCozinha d'Amigos (2011) e dos livros infantis Ismael e Chopin (2010, com ilustração de Fernanda Fragateiro), O Planeta Branco (2005, ilustrações de Rui Sousa), ambos recomendados no Plano Nacional de Leitura, e ainda O Segredo do Rio (2004). Além destes títulos, editados pela Oficina do Livro, Sousa Tavares publicou também o livro de reportagem Sahara, A República da Areia (1985) e a colecção de crónicas Anos Perdidos (2001).

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A rapariga que roubava livros




Publicidade à parte, chegou na última quinta-feira ao cinema o filme "A rapariga que roubava livros", inspirado no livro de Markus Zusak. Por acaso, já estive com este livro na mão e faz parte da minha lista "a ler". Foi interessante descobrir que tinha sido feito um filme baseado no mesmo. Creio que não vou vê-lo ao cinema, devo vê-lo depois nos canais da TV Cine, mas o livro tenciono ler de certeza. Alguém já leu? E o que acharam?

Sinopse do livro:
«Quando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adopção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão. Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro, o primeiro de muitos pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência. Quando o roubou, ainda não sabia ler, será com a ajuda do seu pai, um perfeito intérprete de acordeão que passará a saber percorrer o caminho das letras, exorcizando fantasmas do passado. Ao longo dos anos, Liesel continuará a dedicar-se à prática de roubar livros e a encontrar-se com a morte, que irá sempre utilizar um registo pouco sentimental embora humano e poético, atraindo a atenção de quem a lê para cada frase, cada sentido, cada palavra. Um livro soberbo que prima pela originalidade e que nos devolve um outro olhar sobre os dias da guerra no coração da Alemanha e acima de tudo pelo amor à literatura.»

Link: 




Sinopse do filme
«O novo romance de Markus Zusak decorre durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha e conta-nos a história de Liesel Meminger, uma rapariga adoptada que vive nos arredores de Munique. Liesel cria um sentido para a sua vida roubando algo a que não consegue resistir - livros. Com a ajuda do seu pai adoptivo que toca acordeão, Liesel aprende a ler e, durante os bombardeamentos, compartilha os livros roubados com os seus vizinhos e com o judeu escondido na sua cave, antes de este ser deslocado para Dachau.»

Ficha técnica:
Título: «A Rapariga Que Roubava Livros»
Título Original: «The Book Thief»
Realização: Brian Percival
Elenco: Ben Schnetzer, Emily Watson, Geoffrey Rush, Hildegard Schroedter, Kirsten Block e Sophie Nélisse
Género: Drama
País: EUA 
Duração: 125 minutos
Ano: 2013

Link: 




sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Correrias...




Boa noite a todos!!!

Que início de ano, hã? Para mim, tem sido um corropio. Quem sofre com isso, claro, é o blogue, que acaba por ficar um pouco para segundo plano. Prometo que vou esforçar-me por atualizá-lo com maior frequência, mas não tenho tido muito tempo para ver ou pesquisar novidades literárias, ou ler. Estou um pouco "à parte", por agora.

De "part-time" passei a trabalhar a "full-time" esta semana, o que me fez correr de um lado para o outro para fazer tudo o que tinha de fazer. Ah, pois é: vão-me renovar o contrato de trabalho. EXCELENTE notícia. Como o prometido é devido, assim que assinar o contrato farei um passatempo com o meu livro "Esquecidos" (para quem preferir ler em papel) e a versão ebook ficará grátis durante um dia no Smashwords para comemorar, porque, para mim, continuar a exercer aquele que é o meu trabalho de sonho, é motivo para celebrar.



Quanto a leituras, ultimamente ando mais por livros relacionados com o tema quer quero abordar no último volume da trilogia "Perdidos", por isso nem tenho escrito "opiniões" para partilhar aqui. Eis aqui o link para a minha última leitura: https://www.goodreads.com/review/show/825166503. De momento, estou a ler outro livro do género e, para as alturas em que me apetece simplesmente ler por gosto e não por pesquisa, vou começar "A Vidente", de Lars Kepler. Já leram? Se sim, gostaram?

Escrita... escrevi um micro-conto, o meu primeiro, lol! Influências da leitura dos "Contos Breves", da Olinda Gil. Sempre tinha pensado em escrever pequenos textos, mas nunca julguei que tivessem essa designação. Encorajada pelo trabalho da Olinda, decidi dar largas à vontade de escrever coisas mais curtas de vez em quando e lá me estreei. Vou guardando o que fizer e, quem sabe, talvez um dia resulte num livro =) O último volume de "Perdidos" está parada por agora para efeitos de pesquisa, mas tenciono retomá-lo assim que terminar de ler o livro que tenho em mãos.

E pronto, já chega de vos maçar. Fiquem então atentos que, no final de janeiro/ início de fevereiro, pode ser que lance passatempo. E bom fim de semana!!!








quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Capa do Dia

Esta é a Capa do Dia. Achei-a bastante engraçada, principalmente no que diz respeito à combinação dos elementos em tons de branco, cinza e preto. Basicamente é uma capa feita de gradações de cores, a que se acrescenta o dourado e uma cor que simule a da pele.
Podem também enviar-me uma capa de livro de que gostem para rutecanhoto1@gmail.com, que terei todo o gosto em partilhá-la. Fico à espera dos vossos contributos!


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Opinião: “Caídos”, Thomas E. Sniegoski


Título: Caídos
Autor: Thomas E. Sniegoski
Edição/reimpressão: 2012
Editor: Edições ASA
Páginas:414
ISBN: 9789895579570


SINOPSE
Na véspera do seu décimo oitavo aniversário, Aaron Corbet é assombrado por um pesadelo. Aaron encontra-se num cenário negro, caótico e violento, envergando uma armadura, no centro de um conflito sangrento.
Consegue ouvir o som das armas a chocarem, os gritos dos que são atingidos e os gemidos dos moribundos, e um outro som que não consegue identificar. Mas, quando olha para cima, percebe, ao ver centenas de guerreiros em armadura a descer do céu em direção ao campo de batalha. É o som de bater de asas. O bater de asas dos anjos.


OPINIÃO
Acabei de ler este livro a 15 de janeiro de 2014 e dou-lhe uma classificação de três estrelas.
Não sabia que continha duas histórias, pelo que fiquei surpresa ao deparar-me com este facto. Foi um “dois em um”, lol! Achei a ideia engraçada. Ao que parece, acontece o mesmo com o próximo livro, mas há que esperar para ver, pois ainda não saiu em Português. Creio que, quando estiver disponível, o vou ler.
Fazendo uma apreciação geral ao livro, gostei da história e da novidade das Potestades (pelo menos para mim, que ainda não as tinha encontrado em livros). A minha personagem preferida foi o Aaron, mas o cão, com a sua ingenuidade e simplicidade, faz-me rir.
Comparando a primeira história com a segunda, a primeira é mais rica em desenvolvimentos. A segunda senti que estava a empatar um pouco. O acontecimento do Stevie-Malak podia constar do próximo volume e ser desenvolvido a partir daí. A treta do Leviatã podia ter sido ignorada, pois, a meu ver, não contribuiu em nada.
Demorei um pouco a ler este livro, porque o início não me motivou, mas quando entrei mesmo na história, tornou-se tudo mais fácil.
Queria mais romance. Sou uma romântica incurável, lol! Veremos como é no terceiro livro, já que parece que a Vilma se está a revelar.


Link Goodreads:

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Livro vs Filme: "Criaturas Maravilhosas"



Este fim de semana vi o filme "Criaturas Maravilhosas", baseado no livro de Kami Garcia e Margaret Stohl.

Ler um livro e depois ver o filme, normalmente, deixa-me triste, pois se algumas coisas são o retrato exato (como algumas falas), outras afastam-se totalmente da narrativa. Neste caso em particular, achei que o filme estava mais interessante do que o livro, no entanto senti falta de muitas coisas que foram cortadas ou trocadas. 

Por exemplo:

- senti falta do misticismo da Amma e da sua colher através da qual dava "o olhar";

- senti falta das intermináveis palavras-cruzadas da Amma;

- também não é suposto ser a Amma a trabalhar na biblioteca, mas a tia Marian, que foi eliminada;

- o pai não aparece uma única vez;

- não há referências às 16 luas (canções ou outras mensagens enviadas pela mãe de Ethan);

- o livro das luas não estava na bibilioteca;

- Lena não fez o Ethan esquecer-se dela para a recordar no fim do livro...

Enfim, houve uma série de discrepâncias. Como são algo que tenho tendência em reparar, vi depois o filme "Sangue Quente", mas ainda não decidi se leio o livro ou não. O que acham? Recomendam a sua leitura?

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Capa do Dia

A Capa do Dia desta semana foi enviada pela Mariza Martins, a quem agradeço desde já os diversos contributos. Enviem-me também vós uma das vossas capas de livros preferidas para rutecanhoto1@gmail.com. Fico à vossa espera!



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Divulgação: Olinda Gil



Olinda Gil foi colaboradora do DNJovem, suplemento do Diário de Notícias. Participou com outros colaboradores do suplemento no site na-cama.com e jotalinks. Foi 3º prémio no concurso literário “Lisboa à Letra” em 2004, na categoria de prosa. Mais recentemente foi selecionada no “4º Concurso de Mini-Contos do IST Taguspark”.

Tem textos publicados em várias revistas e colectâneas.

Publicou em edição de autor “Contos Breves” (http://www.olindapgil.com/2013/10/contos-breves.html). Está a ser preparada a publicação de um ebook por uma das principais editoras nacionais.

Gostaria de ter entre as suas principais influências Sophia de Mello Breyner Andresen, Hélia Correia, Ana Teresa Pereira e a belga Amelie Nothomb, mas não tem a certeza se o consegue.

No blog "rabiscos, rascunhos e limitada" (http://www.olindapgil.com/) pode aparecer um pouco de tudo, mas o objectivo principal é a divulgação da sua escrita. Mantém há muito tempo a rubrica "Assuntos de Escrita" (http://www.olindapgil.com/search/label/AssuntosdeEscrita) que foi este ano renovada. Em breve irão conhecer uma nova rubrica.

Mantém ainda outro blog, "Alentejo Literário" (http://alentejoliterario.blogspot.pt/) dedicado exclusivamente à Literatura relacionada com o Alentejo.



sábado, 11 de janeiro de 2014

Citando...

«Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida. Não chegam! Não duro nem para metade da livraria! Deve haver certamente outras maneiras de uma pessoa se salvar, senão… estou perdido.» 

José de Almada Negreiros

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Opinião: “Gabriel’s Redemption”, Sylvain Reynard


Título: Gabriel’s Redemption
Autora:  Sylvain Reynard
Edição/reimpressão: 2013
Editor: Berkley Trade
Páginas:496
ISBN: 9780425266519


SINOPSE
Depois do escândalo em que se viram envolvidos em Toronto, Gabriel e Julia casaram e mudaram-se para Massachusetts, onde ele dá aulas na Universidade de Boston e Julia faz o doutoramento em Havard. Agora, ela precisa de provar que não vive à sombra do marido famoso. Mas parece que Gabriel não está pronto para ver a esposa caminhar pelas próprias pernas. Além disso, as coisas entre eles não estão muito bem, porque Gabriel está ansioso para ter um filho, mas Julia quer concluir o doutoramento primeiro. Para ver realizado seu sonho de formar uma família, Gabriel terá que enfrentar fantasmas do passado. Será ele capaz de fazer isso? E será que a generosidade de Julia resistirá à ameaça de ver arruinada a carreira que ela tanto se esforçou para construir? "A Redenção de Gabriel" é o desfecho brilhante da trilogia que arrebatou leitores no mundo inteiro. 

OPINIÃO
Acabei de ler este livro a 3 de janeiro de 2014. Não é a melhor maneira de começar o ano, mas dou-lhe duas estrelas.
Muito sinceramente, achei que este é o típico livro para “encher chouriços”. É irrelevante, e se a autora queria mesmo incluir a gravidez, podia tê-lo feito no segundo volume. Achei que foi uma chatice pegada, saltei algumas partes que só me estavam a deixar cheia de sono e sou da opinião de que o livro tinha demasiada palha. Não gosto de fazer críticas destas, mas a verdade é que este não consta da minha lista de favoritos. O romance é bonito, mas a palha e as constantes divagações são demais.
Terminada esta trilogia, vou avançar para um género literário diferente – contos. Não são o meu género favorito, muito longe disso, mas tenho uma mente aberta. Vamos ver como corre essa leitura.

Link Goodreads:


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Capa do Dia

Olá a todos!
Tal como tinha anunciado, a rubrica 3Capas terminou em 2013 e vai ser substituída por "A Capa do Dia", mantendo-se o dia de publicação do post (quartas-feiras). 
Para primeira capa escolhi esta do livro "The Assissn's Blade", de Sarah J. Mass. Gosto bastante da conjugação das cores, pelo que me chamou a atenção. Creio que as cores são um fator que me apela bastante e estas constam da minha gama preferida. Também gosto do equilíbrio da imagem.
Continuo disponível para receber os vossos contributos, por isso se têm uma capa de que gostam, podem enviar-ma para o e-mail rutecahoto1@gmail.com. Conto convosco para manter esta rubrica dinâmica! Não tem piada quando é só o próprio blogger a escolher os conteúdos =/



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Desafio Goodreads 2014

Olá!
Este ano resolvi manter o meu desafio Goodreads na casa dos 50 livros. Em 2013 comecei por determinar 50, depois aumentei para 55 e acabei com 57. Em relação a 2012 foi uma grande redução, tendo em conta que tinha estipulado o desafio em 80 e tinha lido 86. Se continuar a trabalhar, não vou ter tempo para ler tanto, além de que também estou a escrever o meu próprio livro e tenho de lhe reservar umas horinhas. Assim, 50 para 2014. E vocês, quantos livros se propuseram a ler?



segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Divulgação: Leonel Pinheiro



Bom dia!

Como em 2013 acho que não fiz muito para divulgar os trabalhos de autores portugueses, em 2014 tenciono mudar isso. Nesse âmbito, aqui fica a divulgação da página de Leonel Pinheiro no Facebook:


Refere-se aqui que «Leonel Pinheiro nasceu em Lisboa e reside atualmente no Barreiro. Desde muito jovem que sente uma paixão pelo mundo literário. Aos 16 anos começou a escrever pequenos contos. Nessas obras é facilmente detectável o fascínio que o autor sente pelo mundo do fantástico e do oculto. No ano de 2012, Leonel Pinheiro publicou "A Viagem Sombria", um conjunto de pequenos contos de terror, fantasia e sobrenatural na Euedito. Recentemente foi convidado a integrar o programa radiofónico "Da Magia da Noite", na Rádio Popular FM, como forma de divulgação do seu primeiro trabalho. Presentemente encontra-se a escrever o seu primeiro romance, cuja edição está prevista para o ano 2014. Leonel Pinheiro encontra-se também a trabalhar no prefácio do livro de um amigo, e foi convidado pela Pastelaria Estudios Editora para participar na colectânea "Ocultos Buracos", com a história "O Dia de Azar". Participou em 2013 na revista FendaMel com o conto "Coração Ateu".»


*NOTA: Os autores que queiram ver aqui a sua página de Facebook, site ou blogue divulgado, é só contactarem-se através do e-mail rutecanhoto1@gmail.com e terei todo o gosto em fazê-lo. Fico à vossa espera!

sábado, 4 de janeiro de 2014

BlogTour: “Contos Breves”, Olinda P. Gil



Título: Contos Breves
Autora:  Olinda P. Gil
Edição/reimpressão: 2013
Editor: Autopublicado
Páginas:109
ISBN: 9789892041


SINOPSE
Neste opúsculo estão reunidas pequenas narrativas inconscientes: digo isto porque na altura em que foram redigidas era tão jovem que nem sabia que estava a escrever um tipo específico de conto. O conjunto daqui resultante é uma seleção e revisão de textos criados entre 1999 e 2007, período que corresponde, aproximadamente, à minha colaboração do DN Jovem (suplemento do Diário de Notícias direcionado para os jovens). Muitos dos textos aqui presentes foram lá publicados. Contudo, estão também incluídos alguns que estavam inacabados, tendo sido agora trabalhados.



OPINIÃO
Li este livro a 3 de janeiro de 2014 e dou-lhe uma classificação de quatro estrelas.
Esta é uma compilação de contos que a Olinda P. Gil escreveu ao longo de vários anos e cujo ebook me foi cedido no âmbito de uma blogtour, pelo que lhe agradeço. 
No início, fiquei um pouco reticente, pois não gosto muito de contos, principalmente porque fico sempre com a sensação de que a história foi cortada e que falta sempre algo. Este foi um sentimento que me assombrou quando li alguns dos contos – gostava que tivessem sido mais desenvolvidos, pois dariam uma boa história. No entanto, houve outros de que gostei bastante, nomeadamente “Liberdade de Escrita”, “A Vela”, “No Dia em que as Espingardas Atiraram Flores em Vez de Balas”, “Agora, para mim, afinal o tempo existe” e “Clube de Teatro”. A autora deixa-nos a pensar em conceitos como o tempo, a vida e a mudança, entre outros. Gostei particularmente do facto de soarem como que a pensamentos, pequenas partilhas de um episódio ou momento em particular.
A escrita também é fluída, embora ache que tem frases demasiado curtas, enquanto faria mais sentido juntá-las, mas isto já um ponto de vista pessoal, não retira ao livro qualquer mérito.
Espero ler mais contos da Olinda em breve e recomendo a leitura destes.


Link Goodreads:

Site da autora: www.olindapgil.com  



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ebook grátis?


Bom dia!

Aqui está a primeira sexta-feira do ano (e bem-vinda seja ela, que isto de ter festa a meio da semana cansa). Mas não foi este o motivo que me fez escrever este post. 
Ontem publiquei um pequeno balanço de 2013 e mencionei que tinha negligenciado um pouco um blogue, porque, como estava a trabalhar, não tinha muito tempo para lhe dedicar. Disse depois que terminava o meu contrato de trabalho no final de janeiro e que, se ficasse desempregada, teria mais tempo para dedicar ao blogue, embora ficar sem trabalho fosse muito mau. Eu que o diga; já estive nessa posição dois anos de seguida . É de dar em doida! 
Ora comentário puxa comentário, lá a Olinda disse era bom que me renovassem o contrato. Concordo plenamente, por isso, como a renovação seria uma coisa excelente, se tal acontecer... o ebook de "Esquecidos - Perdidos #2" vai ser grátis durante um dia inteiro no Smashwords! Há que celebrar as coisas boas. Mas não vamos "meter a carroça à frente dos bois"! Primeiro, esperamos até ao fim de janeiro. Depois logo se vê. No entanto, fica desde já aqui esse compromisso =)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Balanço 2013

Olá!
No final de 2013, muita gente fez o balanço de como correram as coisas. Vou fazê-lo também, a três níveis: blogue, escrita e leitura.

Começando pelo primeiro tópico, infelizmente não consegui dedicar tanta atenção ao blogue quanto gostaria, mas foi por uma boa razão – estava a trabalhar e tinha muito trabalho. No final deste mês de janeiro termino o contrato e lá vou eu voltar à rotina de enviar CV’s… Calculo que me sobre mais tempo para dedicar ao blogue. Devido à falta de tempo, em 2013 fui forçada a deixar de parte a rubrica “Livros&Blogues”. As entrevistas eram sempre as mesmas, não conseguia trabalhá-las e houve gente a reclamar disso entre outras coisas. Também não fiz muitas entrevistas a autores quanto gostaria, em parte porque, embora queira muito apoiar os novos escritores, também há livros que saíram já há algum tempo que eu quero ler. Em 2014 vou tentar articular isso melhor, assim como vou tentar ler mais coisas de autores portugueses.

Passando ao tópico da escrita, dou-me por satisfeita. No geral, o feedback sobre o “Perdidos” tem sido positivo, apenas tive uma crítica mesmo de “deitar abaixo”. Tentei encará-la pela positiva e aprender com ela e segui em frente. Não se pode agradar a gregos e troianos. Ainda sobre as críticas, tenho pena que a maior parte das pessoas que compraram o meu livro não tenham acesso ao Goodreads; são opiniões muito boas que se perdem… Passando ao “Esquecidos”, foi um bocado mais complicado escrevê-lo devido à questão do tempo, mas também porque tive de assimilar novos conhecimentos na área da escrita e, às vezes, lá estava eu a fugir para velhos hábitos. É assim mesmo, a escrita é um processo de aprendizagem e de um livro para outro, vamos aprendendo coisas novas e outras a evitar. Ainda não tive grande feedback, o lançamento é muito recente. Quanto ao 3º volume da série, já conta com 56 páginas. Até ao final de 2014 deve estar pronto. Não sou mais ambiciosa; um livro por ano é muito bom, até porque não consigo fazer mais nos moldes atuais.

Por último, leituras. Li menos 30 livros que no ano passado, mas cumpri o objetivo de chegar pelo menos aos 50. Não vou eleger um que tenha gostado mais ou menos, já dei a minha opinião à medida que os ia lendo. Deixo apenas o registo dos títulos das obras. Em 2014, vou fixar o meu desafio Goodreads novamente em 50. Se vir que devo passar este número, logo o aumento.
Fim de balanços, só tenho a dizer BEM-VINDOS A 2014!!!


1- O Crepúsculo dos Elfos, Jean-Louis Fetjaine - 19 fevereiro
2 - O beijo da meia-noite, Lara Adrian - 22 fevereiro
3 - O apelo da lua, Patricia Briggs - 28 fevereiro
4 - Nómada, Stephenie Meyer - 8 março
5 - A noite dos Elfos, Jean-Louis Fetjaine - 12 março
6 - Na sombra do dragão, JR Ward - 16 março
7 - Na sombra do pecado, JR Ward - 21 março
8 - Senhores da Noite, Carla Ribeiro - 26 março
9 - As viúvas de Eastwick, John Updike - 31 março
10 - Vingança – Bloodfever #2, Karen Marie Moning - 4 abril
11 - A Floresta Mecânica, Robison Wells - 9 abril
12 - As bruxas de Eastwick, John Updike - 10 abril
13 - Na Sombra do Desejo, JR Ward- 14 abril
14 - A Hora dos Elfos, Jean-Louis Fetjaine - 22 abril
15 - Eragon, Christopher Paolini - 7 maio
16 - Eldest, Christopher Paolini - 14 maio
17 - O Beijo Carmesim, Lara Adrian - 21 maio
18 - Brisingr, Christopher Paolini - 31 maio
19 - Inverno de Sombras, L.C. Lavado - 9 junho
20 - Herança, Christopher Paolini - 16 junho
21 - O dardo de Kushiel, Jacqueline Carey - 21 junho
22 - Entwined in you, Sylvia Day - 24 junho
23 - O Vampiro Secreto, J.R. Ward - 25 junho
24 - O 9º Círculo, Alex Bell - 28 junho
25 - As Memórias de Cleópatra, Margaret George - 4 julho
26 - A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón - 16 julho
27 - A Divina Comédia: Inferno, Dante Alighieri - 24 julho
28 - Monica, L.A. Tripp - 25 julho
29 - Beatiful Demons, Sarra Cannon - 31 julho
30 - The Dead and Tossed Waves, Carrie Ryan - 6 agosto
31 - The Dark and Hollow Places, Carrie Ryan - 10 agosto
32 - Anjo Caído, Lauren Kate - 14 agosto
33 - Tormento, Lauren Kate - 16 agosto
34 - Paixão, Lauren Kate - 17 agosto
35 - Êxtase, Lauren Kate - 18 agosto
36 - Quando estou contigo I e II, Beth Keri - 21 agosto
37 - Eternidade, Alyson Nöel - 26 agosto
38 - Lua Azul, Alyson Nöel - 27 agosto
39 - Terra Sombria, Alyson Nöel - 28 agosto
40 - Fogo Negro, Alyson Nöel - 29 agosto
41 - Estrela da Noite, Alyson Nöel - 31 agosto
42 - Infinito, Alyson Nöel - 31 agosto
43 - Beautiful Creatures, Kami Garcia & Margaret Sthol - 12 setembro
44 - Sedução, Bella Andre - 13 setembro
45 - Sangue Final, Charlaine Harris - 15 setembro
46 - Trevas Maravilhosas, Kami Garcia & Margaret Sthol - 19 setembro
47 - Beautiful Chaos, Kami Garcia & Margaret Sthol - 1 outubro
48 - Paraíso e Inferno, Peter S. Hawkins - 6 outubro
49 - Finale, Becca Fitzpatrick - 16 outubro
50 - Grita, Laurie Halseanderson - 21 outubro
51 - Luz Breve, Alyson Nöel - 30 outubro
52 - Esquecidos (Perdidos #2), Rute Canhoto - 10 novembro
53 - Beautiful Redemption, Kami Garcia & Margaret Sthol - 30 novembro
54 - Gabriel’s Inferno, Sylvain Reynard - 11 dezembro
55 – Gabriel’s Rapture, Sylvain Reynard - 23 dezembro